Geografia, perguntado por silvalarissasil826, 1 ano atrás

10 . Considere a frase da imagem a seguir e assinale a alternativa incorreta quanto à análise gramatical ou linguística a respeito dela: a) Se a frase, tal como se apresenta, for transposta para a passiva analítica, fica evidente que, na perspectiva da gramática normativa, ela apresenta um erro de concordância: “Rendas de bilro é vendida". b) Na variedade padrào da língua, o verbo vender deveria ser flexionado no plural, para concordar com o sujeito passivo ("rendas de bilro"), que se apresenta no plural. c) Embora na frase nào se estabeleça a concordância do verbo com o sujeito paciente, esse fato gramatical é irrelevante no contexto comunicativo em que ela está empregada. d) Esse tipo de frase, embora apresente estrutura formal de voz passiva, não é usado pelos falantes para evidenciar o sujeito passivo, e sim para indeterminar o agente. Nessa perspectiva, o sentido pretendido, nesse caso, é: “Alguém vende rendas de bilro". e) A frase, na perspectiva da gramática normativa, apresenta um problema de concordância, mas, por exemplificar uma tendência de uso na língua atual, pode ser empregada em qualquer contexto, seja ele formal ou informal.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
96

Vamos analisar cada alternativa por vez:

a) Falsa. Ao ser transformada na voz passiva analítica, a frase ficaria da seguinte forma: "Rendas de Bilro foram vendidas". Logo, embora ela de fato apresente um erro de concordância, não é como o indicado na alternativa.


b) Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.

c) Verdadeira. Trata-se da variedade coloquial da língua.

d) Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.

e) Verdadeira. Embora plenamente aceita na variedade informal ou coloquial, o ideal é que o formato não deve ser utilizado formalmente, embora as alterações na tendência tornem isso possível.


Como a única alternativa incorreta é a, trata-se da resposta correta.

Respondido por kauah545
23

Resposta:

F V V V V ordem correta dessa pergunta

Perguntas interessantes