1. (Uel 2018) A Peste Negra, que atingiu a Europa no séc. XIV, espalhou o pânico e transformou a maneira como se concebia a morte. A Dança Macabra, expressão artística surgida nesse período, representava temas fúnebres e sombrios, como a decrepitude dos corpos já em forma cadavérica ou esquelética. Ao chamar a atenção para a fragilidade e a finitude da vida, sugeria que todos, independentemente de sua posição social, haviam de compartilhar o mesmo destino.
Com base na figura, nos textos e nos conhecimentos sobre a Baixa Idade Média, assinale a alternativa correta.
a) Em uma sociedade dividida em ordens, a Dança Macabra foi interpretada como uma crítica social que nivelava os estamentos em face do fenômeno da morte.
b) Na gravura, dois personagens são conduzidos por figuras macabras, revelando que, devido às péssimas condições de vida, os camponeses eram os que mais temiam a morte.
c) Na maioria dos países, a epidemia de Peste Negra assolou burgos e castelos, mas preservou os camponeses do contágio, por estarem eles isolados no campo.
d) Por viverem nos mosteiros, os membros da Igreja foram poupados da Peste Negra, reforçando a imagem do clero como estamento de origem divina.
e) Devido ao grande número de vítimas da Peste Negra, a sociedade na Baixa Idade Média se tornou indiferente à morte, entendendo-a apenas como uma passagem à vida eterna.
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a) Em uma sociedade dividida em ordens, a Dança Macabra foi interpretada como uma crítica social que nivelava os estamentos em face do fenômeno da morte.
Correto. Ao afirmar a igualdade dos indivíduos frente à morte, a Dança Macabra revelou-se um método profundo de crítica social.
b) Na gravura, dois personagens são conduzidos por figuras macabras, revelando que, devido às péssimas condições de vida, os camponeses eram os que mais temiam a morte.
Falso. Todos temiam a morte, dada a amplitude do processo de expansão da Peste Negra.
c) Na maioria dos países, a epidemia de Peste Negra assolou burgos e castelos, mas preservou os camponeses do contágio, por estarem eles isolados no campo.
Falso. Camponeses, nobres, monges e membros de todas as classes e estamentos, foram subjugados pela Peste Negra.
d) Por viverem nos mosteiros, os membros da Igreja foram poupados da Peste Negra, reforçando a imagem do clero como estamento de origem divina.
Falso. Como a própria escola da Dança Macabra revelava, todos estavam sujeitos às doenças mortais.
e) Devido ao grande número de vítimas da Peste Negra, a sociedade na Baixa Idade Média se tornou indiferente à morte, entendendo-a apenas como uma passagem à vida eterna.
Falso. A morte continuou, durante a Idade Média, sendo carregada de sentimentos místicos e religiosos, sem ser negligenciada nestes aspectos como banal.
Correto. Ao afirmar a igualdade dos indivíduos frente à morte, a Dança Macabra revelou-se um método profundo de crítica social.
b) Na gravura, dois personagens são conduzidos por figuras macabras, revelando que, devido às péssimas condições de vida, os camponeses eram os que mais temiam a morte.
Falso. Todos temiam a morte, dada a amplitude do processo de expansão da Peste Negra.
c) Na maioria dos países, a epidemia de Peste Negra assolou burgos e castelos, mas preservou os camponeses do contágio, por estarem eles isolados no campo.
Falso. Camponeses, nobres, monges e membros de todas as classes e estamentos, foram subjugados pela Peste Negra.
d) Por viverem nos mosteiros, os membros da Igreja foram poupados da Peste Negra, reforçando a imagem do clero como estamento de origem divina.
Falso. Como a própria escola da Dança Macabra revelava, todos estavam sujeitos às doenças mortais.
e) Devido ao grande número de vítimas da Peste Negra, a sociedade na Baixa Idade Média se tornou indiferente à morte, entendendo-a apenas como uma passagem à vida eterna.
Falso. A morte continuou, durante a Idade Média, sendo carregada de sentimentos místicos e religiosos, sem ser negligenciada nestes aspectos como banal.
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