republica tcheca na crise do socialismo
Soluções para a tarefa
Em novembro de 1989 a “Revolução de Veludo” , assim chamada pela maneira não-violenta com que se efetuam as mudanças, derrota o regime comunista. O escritor Vaclav Havel é eleito presidente do novo estado democrático tchecoslovaco. Em 1990, seguem eleições livres.
Entretanto cresce na Eslováquia a campanha pela separação dos dois países. Havel, contrário à secessão, renuncia em julho de 1992; em novembro é aprovada a divisão do país.
No dia 1º de janeiro de 1993 surge a República Tcheca. Václav Havel é eleito presidente e o reformista Václav Klaus torna-se Primeiro-Ministro. Um programa de privatização, lançado ainda em 1992, ganha impulso no ano seguinte. No ano 1993 o país começa o diálogo com a União Européia sobre a transição do ambiente econômico e político para poder entrar na comunidade européia. O governo adota uma série de reformas na área de legislativa, macroeconomia, fiscal, monetária, ambiente empresarial, meio ambiente, jurisdição, direitos humanos etc. e finalmente em 1º de Maio de 2004, a República Tcheca entra na União Européia. é isso