ENEM, perguntado por Keniarocha7776, 7 meses atrás

1) Tyrion Lannister (Peter Dinklage), personagem da série Game of Thrones, é um homem inteligente e esperto, mas que sofre preconceito, dentro e fora da família, porque nasceu com um tipo de nanismo denominado acondroplasia. Indivíduos com essa condição genética possuem membros e tronco com tamanho desproporcional e outras características próprias do crescimento insuficiente dos ossos longos. Mas um fato curioso sobre essa doença é que ela é proveniente de um gene letal dominante. Sabendo disso, considere que Tyrion tenha um filho com uma mulher que também apresenta acondroplasia. Qual a chance dessa criança ser do sexo masculino e não apresentar essa anomalia genética? * Sua resposta


suelensilvaribeiro: 1c e 2c
brunadias42: vlw

Soluções para a tarefa

Respondido por anabeatriz181203
192

Resposta:Para que a criança seja homem a possibilidade disso é 1/2, pois só pode ser homem ou mulher, e a chance dele não ter a doença é de 1/4, pois seus pais são Aa e Aa.

Como eles querem que seja masculino E sem a doença você tem que multiplicar 1/2 por 1/4, que da 1/8.

Explicação:


jhonymorais: nossa explicou certinho, parabéns me ajudou
carlabochio: sdjusdsdjs
777777777798: tem como me explicar a questão de ser homem eu n entendi como q tem q fazer p saber se vai ser homem ou ulher
777777777798: mulher*
julianalaska: errado
Respondido por vchinchilla22
2

A chance dessa criança ser do sexo masculino e não apresentar a anomalia genética denominada acondroplasia, é igual a 1/6.

De acordo com a questão a acondroplasia é uma doença que é proveniente de um gene letal dominante (A), o qual  é tolerado em heterozigose (Aa) dessa forma para que uma criança não apresente essa anomalia genética os pais devem ser Aa e Aa.

Ao fazer o cruzamento desses alelos, a proporção fenotípica seria: AA, Aa, Aa e aa. Logo, AA seria natimorto por cintar com ambos genes letais, por tanto a proporção ficaria:

  • Aa ⇒ nanismo
  • Aa ⇒ nanismo              
  • aa ⇒ normal

Dessa forma apenas 1 das 3 crianças não teria a anomalia:

                                           \boxed{P_{f} = \frac{1}{3}}

Agora, a probabilidade da criança ser do sexo masculino é sempre do 50%:

                                         \boxed{P_{sm} =\frac{1}{2}}

Agora, multiplicamos ambas probabilidades para determinar a chance da criança ser do sexo masculino e não apresentar a anomalia:

                                     \boxed{P_{Aa, m} = \frac{1}{3} \;*\; \frac{1}{2}  = \frac{1}{6}}

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/47543566

Anexos:
Perguntas interessantes