1) Sobre os indígenas e a formação do Brasil, marque a alternativa incorreta: *
1 ponto
a) O território que se tornaria o Brasil registra a presença de humanos há 12 mil anos. A etnia mais numerosa eram os tupis-guaranis e foram com eles que os portugueses travaram contato.
b) Na época do “descobrimento”, a população indígena do Brasil era de mais de um milhão de pessoas. Hoje, está reduzida a menos de cem mil.
c) Quando se iniciou a exploração agrícola, os índios se tornaram um obstáculo para os colonizadores, que queriam suas terras e seu trabalho.
d) Os indígenas não sofreram violência por parte dos colonizadores e também trabalhavam de livre e espontânea vontade na lavoura.
2) Sobre a presença indígena no Paraná, marque a alternativa correta: *
1 ponto
a) No estado do Paraná não é perceptível a influência dos povos Kaingang, Guarani e Xetá nos costumes locais.
b) É de extrema importância que os paranaenses valorizem e reconheçam os indígenas como produtores de saberes, ciências, arte, religião e, consequentemente, como participantes da construção histórica, cultural, social e política, do estado.
c) Os Xetás são em grande número no território paranaense.
d) Os Kaingangs e os Guaranis não são encontrados no estado do Paraná.
Jshdjsjbdns:
1)D 2) B
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta:1)D
2)B
Explicação:Fiz no closs
Respondido por
5
1 - Infelizmente, na colonização, os indígenas sofreram violência dos portugueses e eram obrigados a trabalhar contra sua vontade na lavoura, então, a alternativa incorreta é a letra D.
Assim, eles além de terem que trabalhar forçadamente, tinham que aderir ao catolicismo dos portugueses e deixar mais de lado sua cultura.
2 - A presença indígena foi e ainda é algo muito importante para o Paraná, pelo fato de que esses indígenas trouxeram muitas coisas, como: ciências, arte, religião, etc. Desse modo a alternativa correta é a letra B.
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Psicologia,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás