1. .(SERATES 1998- Adaptada) Quatro amigos vão ao museu e um deles entra sem pagar. Um fiscal quer saber quem foi o penetra: – Eu não fui, diz o Benjamim. – Foi o Pedro, diz o Carlos. – Foi o Carlos, diz o Mário. – O Mário não tem razão, diz o Pedro. Só um deles mentiu. Quem não pagou a entrada?
Soluções para a tarefa
Quem não pagou a entrada foi o Carlos.
Para resolver essa questão será necessário a utilização do raciocínio lógico, é necessário observar as afirmações e sabendo que apenas um deles mentiu é possível chegar a uma conclusão observando as repostas que estão coerentes.
As respostas de Mário de de Pedro levam ao mesmo entendimento, que quem entrou sem pagar foi o Carlos, pois o Mário diz que foi o Carlos e o Pedro diz que o Mário tem razão.
Benjamim afirma que ele não é o culpado, o que não contradiz o que foi dito por Mário e Pedro.
Por fim Carlos diz que foi Pedro que entrou sem pagar, o que contradiz as afirmações de Mário e de Pedro, portanto Carlos entrou sem pagar.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Resposta:
Pedro não pagou!
Explicação
Mário e Carlos não podem ambos ter dito a verdade, pois somente um entrou sem pagar.
Se Mário não falou a verdade, então o que os outros três afirmaram é correto. Conclui-se que Pedro entrou sem pagar. Se Mário tivesse dito a verdade, teríamos uma contradição: a afirmação de Pedro seria verdadeira, mas a de Carlos seria falsa.