Pedagogia, perguntado por aliihp4kj9g, 1 ano atrás

1)
Segundo Émile Durkheim, o fator de coesão de sociedades industriais consideradas por ele "modernas" (tendo como base a França em que viveu no final do século XIX e começo do XX) é um processo de união a partir da divisão social do trabalho.

O tipo de solidariedade social nas sociedades industriais, segundo Durkheim, seria:


Alternativas:

a)
Solidariedade mecânica.

b)
Solidariedade orgânica.

Alternativa assinalada
c)
Solidariedade anônima.

d)
Solidariedade atômica.

e)
Solidariedade tribal.

2)
Karl Marx reconhece na era moderna e em suas novas formas de produção grande responsabilidade pela alienação do homem. Quando o trabalho fica cada vez mais especializado e dividido, o trabalhador fica de tal forma afastado daquilo que produz, que é incapaz de reconhecer-se no produto final de seu esforço.

A partir do conceito de alienação compreendido em Marx, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.



( ) O trabalhador é proprietário dos meios de produção.

( ) O trabalhador participa de todas as etapas da produção.

( ) O trabalhador não tem mais controle sobre aquilo que produziu.

( ) Em lugar do produto ser criado livremente pelo produtor, é o produtor que fica subordinado às exigências do produto,

Assinale a alternativa que representa a sequência correta.

Alternativas:

a)
V – F – V – F.

b)
V – V – V – F.


c)
F – V – V – V.

d)
F – F – V – V.

e)
F – V – F – V.

3)
"O alemão Max Weber (1864-1920), diferentemente de Durkheim, tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. Por que as pessoas tomam determinadas decisões? Quais são as razões para seus atos? Segundo esse autor, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo."

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010. p.26.

Para Weber, uma Ação Social é:

Alternativas:

a)
É a conduta humana dotada de sentido: o indivíduo age conduzido por motivos que resultam da influência da tradição, da emotividade e dos interesses racionais.

b)
É toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada.


c)
É o desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas pela ação humana também sob o peso de outras condições históricas anteriores e determinadas.

d)
É o termo que Weber usa, na sua análise dialética, para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.

e)
É a situação em que um grupo social vive em comunhão de sentimentos e ações compondo uma unidade sólida, firme, capaz de suportar as forças exteriores e até mesmo de se tornar mais forte frente à oposição vinda de fora.

4)
Max Weber discorre por diversas vezes em sua obra sobre como o cientista deve lidar com o julgamento de valor e a neutralidade científica.

A respeito da noção de neutralidade axiológica, apresentada pelo autor, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.



( ) Weber defende a neutralidade axiológica como meio para que o cientista conduza suas pesquisas objetivando a verdade.

( ) A neutralidade axiológica reconhece a existência de diversos valores ao mesmo tempo em que preza a produção do conhecimento dentro dos padrões científicos.

( ) Para Weber a neutralidade axiológica pressupôe que o cientísta defenda seus valores ideológicos na sua pesquisa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a)
V - V - F.


b)
F - V - F.

c)
V - F - V.

d)
F - F - V.

e)
V - F - F.

Soluções para a tarefa

Respondido por thamella23
21

Resposta:

1) b

2) d

3) a

4) a

Explicação:

corrigida pelo ava


nelio81: Corretas, obrigado
Respondido por elamambretti
4

1) O tipo de solidariedade social nas sociedades industriais, segundo Durkheim:

b)  Solidariedade orgânica.

A Solidariedade Orgânica é típica das sociedades capitalistas, quando ocorre uma grande interdependência entre os indivíduos, como resultado da acelerada divisão do trabalho. Essa interdependência é o principal elo de união social, ao invés das tradições, dos costumes e dos laços sociais mais estreitos.

Para Durkheim, a solidariedade orgânica, ao se especializarem as funções, a individualidade de certo modo, é ressaltada, permitindo maior liberdade de ação, pois, dentro da sua atividade, cada um age como bem entende, e aí a divergência de opiniões não põe em causa a existência do grupo.

2) Sobre o conceito de alienação em Marx

d ) F – F – V – V.

Em Marx, alienação é“o processo pelo qual o homem se torna alheio a si, a  ponto de não mais se reconhecer.”  Tal alienação se dá pelo processo de trabalho, quando neste,  o produto da atividade do operário é usurpado pelo capitalista, fazendo com que o trabalhador  não mais reconheça o fruto dos seus próprios esforços. O que o trabalhador produz não mais  pertence a ele mesmo, mas ao patrão.

3) Para Weber, uma Ação Social é:

a)  É a conduta humana dotada de sentido: o indivíduo age conduzido por motivos que resultam da influência da tradição, da emotividade e dos interesses racionais.

Para Weber, ação social é qualquer ação que o indivíduo faz orientando se pela ação de outros, assim a ação social, é a conduta humana dotada de sentido. O sentido motiva a ação individual.  Cada sujeito age levado por um motivo que se orienta pela tradição, por interesses racionais ou pela emotividade.

O objetivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou reação de outros indivíduos.  A ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre.  É o indivíduo que através dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social.

4) Sobre como o cientista deve lidar com o julgamento de valor e a neutralidade científica, em Weber:

a)  V - V - F.

Para Weber, todos os cientistas devem ser pautar pela neutralidade axiológica. É a defesa no não envolvimento do cientista em eventos de natureza política e social, com o intuito de evitar a  contaminação do conhecimento científico por parte desse tipo de “resíduos"

Weber prega uma separação  entre os valores alimentados pelo investigador e suas conclusões na pesquisa  científica. Dentro do seu entendimento, seria essencial uma neutralidade  axiológica do pesquisador, sob pena de comprometer os resultados da  pesquisa.

É a neutralidade valorativa que  permite uma análise mais correta e menos comprometida da realidade social: A neutralidade valorativa da ciência significa a contenção dos  próprios julgamentos para se terem os dados bem claros, tanto em face de  fatos desejados como dos desconfortáveis”.

Bons estudos!

Perguntas interessantes