1 - Releia o conto reflita sobre as questões abaixo e anote suas considerações para compartilhá-las com os colegas.
a) Por qual motivo a narradora não se sente pertencente a um grupo?
b) Por não se sentir pertencente a um grupo, a narradora descreve que perdeu o jeito de "ser gente". Como você acha que é o sentimento de não pertencimento? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Porque o nascimento dela, era esperado como uma forma de milagre para curar sua mãe, mais não deu certo, desde então ela nunca se perduou.
b) Eu acho que é triste, porque tipo você vê pessoas conhecidas fazendo parte de um grupo e você não, ai você fica chateado.
A narradora não se sentia pertencente a um grupo pois carrega dentro de si a culpa de não ter salvado sua mãe. Sua mãe estava doente e acreditou na cresça de que conceber um filho curava a mulher de qualquer doença.
Ela nasceu, mas a mãe infelizmente não sobreviveu. Desde então, a narradora nunca se perdoou e carrega a culpa consigo, sendo esta a maior responsável pelo seu sentimento de não pertencimento.
O sentimento de não pertencimento
O ser humano é constituído e moldado por suas relações. Além do âmbito familiar, há as ligações por gostos, afinidades e amizades. Ao pertencer a um grupo, ele tem esse sentimento de pertencimento dentro de si.
No caso da narradora, sua angústia era mais profunda. Ao sentir que falhou em sua primeira missão no mundo, ela não soube mais onde se encaixar até entender que o simples fato de viver também é pertencer.
Você pode aprender mais sobre interpretação de texto aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
Espero ter ajudado!