Filosofia, perguntado por vitoriavivirb, 4 meses atrás

1) Quem eram os Sofistas e por que eles eram criticados?

2) Quem era os pré-socráticos? Como eles eram conhecidos? Cite alguns nomes?

3) Comente as frases:

a. "...ao longo da nossa infância perdemos a capacidade de nos admirarmos com as coisas do mundo. Mas com isso perdemos uma coisa essencial, algo que os filósofos querem nos lembrar", J. Gaarder.

b. "Cabe à escola ser um lugar onde se aprende não só o que é sabido, mas também, um lugar onde se aprende a ser mais, onde se aprende a produzir novos conhecimentos", M. Lorieri.

4) Comente a vida e o pensamento de Sócrates:

5) Explique o Mito da Caverna de Platão:

Soluções para a tarefa

Respondido por mayarauchiha298
1

Resposta:

1) Sofistas eram instrutores itinerantes da Grécia Antiga e foram criticados por Sócrates em função de seu ensino, que não libertava o indivíduo das opiniões. Os sofistas foram amplamente criticados desde Sócrates até meados do século XIX.

2)

Os primeiros filósofos também ficaram conhecidos como filósofos da natureza (Physis). Desde o princípio os primeiros filósofos buscavam investigar as causas, o princípio e o fundamento para a existência do mundo.

Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Pitágoras de Samos e Parmênides de Eleia são alguns exemplos de filósofos pré-socráticos.

Na 3 é para você ler as frases e explicar de forma simples e resumida o que entende delas.

4) Sócrates éateu e corruptor da mocidade. A pena de seu crime é a morte”. Sócrates foi acusado de fabricar tiranos, corromper a juventude e introduzir deuses estranhos em Atenas. Preso e julgado por um júri que reunia todos aqueles políticos cuja hipocrisia denunciara nas praças públicas, foi considerado culpado.

Sócrates afirmava a sua ignorância, dizendo a frase que, segundo ele mesmo, definia-o: “Só sei que nada sei.” Esse reconhecimento de sua ignorância foi uma marca fundamental para estabelecer o seu caráter questionador de sábio, pois o reconhecimento da ignorância leva à busca pelo saber, ao passo que a soberba intelectual leva à estagnação.

55)Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão. A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.

A caverna seria o pensamento equivocado e mente fechada das pessoas de senso comum. Enquanto as pessoas de senso crítico, mais abertas ao diferente estão do lado de fora desta caverna. E as pessoas que estão de fora da caverna, muitas vezes são vistas como loucas, doentes, pecadoras e etc, pelas de senso comum.

Alguns exemplos de senso comum: É aquilo que a maioria acredita ser a única verdade, como por exemplo a bíblia e a igreja. Ou também sobre as mulheres já terem muitos direitos, e que não precisam de mais nada. Coisas assim.

Exemplo de senso crítico: A pessoa que questiona a veracidade das coisas, dos acontecimentos. Por exemplo "Será que é assim mesmo?" E busca conhecimento sobre o assunto, se aprofundando nele e abrindo sua mente.

A única maneira de uma pessoa que está dentro da caverna abrir sua mente, é buscando conhecer o desconhecido. Buscando a verdade e não a opinião comum.



Espero ter explicado bem, recentemente estudei sobre o mito da caverna.

Perguntas interessantes
Matemática, 4 meses atrás