1. Que fatores influenciavam o ritmo de trabalho pré-industrial?
2. Que alterações a indústria trouxe para o ritmo de trabalho?
3. Segundo o autor, que mecanismos passaram a ser usados para que as pessoas aceitassem o ritmo de trabalho das fábricas?
Soluções para a tarefa
1- O ritmo de trabalho pré-industrial foi alterado pela necessidade de gerar uma maior produção, em pouco tempo, a fim de que o lucro fosse obtido de forma mais acelerada, por intermédio do suprimento de maior mercado consumidor. Assim, teorias e novos métodos de produção foram desenvolvidos, como por exemplo, o Taylorismo, que justificava a busca pelo maior rendimento da produção possível, bem como mínimo esforço e tempo investidos.
2- A criação da indústria trouxe consequências diretas ao modo de trabalho, ao seu ritmo se comparado com o artesanato já que a produção era feita em "série", com ritmo rápido e sem tanta dedicação a cada produto, mas na quantidade final. A ascensão industrial veio para substituir de maneira significativa a quantidade de manufaturas e a produção artesanal que teve seu declínio. Diretamente relacionada a esse movimento está a busca crescente por mercados consumidores cada vez maiores.
3- A variação das estações e do tempo, da multiplicidade de tarefas em ocupações não afetadas pela divisão racional do trabalho, pelos caprichos de outros seres humanos ou de animais, e até mesmo pelo desejo de se divertir em vez de trabalhar.
Bons estudos,
Pedro.