Psicologia, perguntado por joelmaaraujoteixeira, 1 ano atrás

1)
Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber.

Brandão fala sobre um momento de mudança no mundo da educação. Que momento é esse?

Alternativas:

a)
Esse é o momento em que surge a educação formal, institucionalizada, que cria métodos de ensino-aprendizagem.

Alternativa assinalada
b)
O texto aponta para o momento em que a educação informal deixa de existir e a educação passa a ser formal.

c)
É o momento em que o trabalho se diversifica e a educação vai ser de interesse da sociedade privada.

d)
No momento em que as sociedades vão ficando mais complexas é quando as escolas públicas tendem a ser privatizadas.

e)
O que o autor está mostrando é que existe um momento de passagem da educação indígena para a educação civilizada.

2)
Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação.

O que vemos é que a educação popular tem uma grande similaridade com a educação não-formal, pois ambas trabalham com outros saberes. Em que se diferenciam?

Alternativas:

a)
A educação popular é considerada a mesma que a educação não¿formal pois ambas trabalham com a sabedoria popular.

b)
Embora a educação popular já diga que é para uma população despossuída, ela também trabalha com a elite assim como a educação não formal.

c)
A educação popular é direcionada para as camadas desfavorecidas socioeconomicamente, ou seja, que é despossuída e a não-formal é direcionada a um público universal.

Alternativa assinalada
d)
O educador social utiliza a sabedoria popular nas suas aulas, embora ele tenha sido formado pelo ensino formal.

e)
A educação não-formal parte dos conhecimentos dos clássicos ocidentais e a popular parte do conhecimento do educando.

3)
[...] a cidade se expressa no uso do espanhol, do inglês, e também nas línguas indígenas faladas nos bairros e nas montanhas ou entre aqueles que vendem artesanato no centro. Essa pluralidade se reduz quando passamos das interações privadas às linguagens públicas, as do rádio, da televisão e da publicidade urbana, em que o inglês e o espanhol predominam e coexistem naturalmente.

O contexto exposto acima diz respeito a um caráter da cultura. Assinale qual a alternativa correta.

Alternativas:

a)
Monocultural.

b)
Simbólico.

c)
Multicultural.

Alternativa assinalada
d)
Linguístico.

e)
Transformador.

4)
No final de 2015 foi divulgado nos jornais e nas redes sociais uma fotografia de um menino sírio, encontrado morto numa praia da Turquia após um naufrágio de duas embarcações de refugiados. Os sírios fogem da guerra em seu país. A travessia do Mediterrâneo é feita em botes ou em embarcações superlotadas, sem os mínimos requisitos de segurança, por traficantes de pessoas. A viagem pode custar mais de R$ 10 mil por pessoa, o que torna o negócio altamente lucrativo - uma única embarcação pode render US$ 1 milhão. As imagens deste episódio chocaram o mundo, entretanto muitos países europeus não querem acolher os refugiados. Assim, as fugas continuam nas mãos de traficantes que se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas.

As barreiras burocráticas e físicas enfrentadas pelos refugiados, além da exploração e dos traficantes se configura como uma violação. Assinale a alternativa correta que especifica esse tipo de abuso.

Alternativas:

a)
Violação das leis de imigração para os países que os refugiados são encaminhados.

b)
Desrespeito aos direitos humanos dos migrantes e refugiados.

Alternativa assinalada
c)
Transgressão das leis de fronteiras dos países europeus.

d)
Violação dos direitos internacionais que dizem respeito aos imigrantes.

e)
Violação dos tratados econômicos internacionais que envolvem dois ou mais países.

Soluções para a tarefa

Respondido por Pablo777999
112

Respostas corretas

(Esse é o momento que surge a educação formal)


(A educação popular e direcionada a camadas desfavorecidas)


(Multicultural)


(Desrrespeito aos direitos dos imigrantes e refugiados)


Espero ter ajudado...

Respondido por Danas
50

1) A alternativa C) é a correta.

Quando uma civilização alcança um estagio de organização grande, onde os povos se organizam em um modelo social e cultura de produção e de sociedade privada, temos os interesses do mercado privado se sobrepondo nos processos educacionais, onde o saber e a transmissão do saber passa a ser para solucionar problemas da vida.

A partir daí temos a educação como sendo uma forma de desenvolver atividades para o mercado, de acordo com as necessidades do publico consumidor, levando ao crescimento da economia e da sociedade produtiva.

A educação aqui é bastante formal, se dividindo em áreas do saber.

Caso queira estudar mais:

https://brainly.com.br/tarefa/23619826

2) A alternativa B) é a correta.

A educação popular é algo que ocorre naturalmente nas relações entre as pessoas, é a troca de conhecimento comum, explicito ou tácito, entre as pessoas, é comum nas relações mais desfavorecidas, mas também ocorre na classe alta.

A educação educação não-formal é a educação popular, valorizando o conhecimento prévio de cada pessoa, até mesmo uma criança pode ter conhecimentos valioso.

É por isso que autores como Vigostky e Paulo Freire falam da relação entre aluno e professor e na forma como o aluno pode ensinar ao professor, mostrando que o professo não é o unica que detêm conhecimento.

Caso queira estudar mais:

https://brainly.com.br/tarefa/17375635

3) A alternativa C) é a correta.

A cidade é um meio de interação social e pluralidade, quanto maior uma cidade, maior a diversidade de habitantes, criando um ambiente multicultural onde todas essas pessoas interagem.

O Brasil é um exemplo de país multicultura, é nítida a variedade de rostos, cores, corpos, costumes, musicas, danças e varias outras formas de manifestação cultural, todas elas evidenciando a importância da interação social entre os diferentes povos.

No caso apresentando, que é o do inglês e espanhol coexistirem em meios de comunicação em harmonia, também é uma forma de multiculturalismo.

Caso queira estudar mais:

https://brainly.com.br/tarefa/19380321

4) A alternativa B) é a correta.

A milênios que pessoas migram de um país para outro, e essas pessoas sempre sofreram com os seus direitos humanos violados, e em 2015 não foi diferentes, em uma época de guerra na Síria, varias pessoas migraram para países ao redor do mundo, principalmente na Europa.

No ano de 2015 muitos traficantes de pessoas, transportadores e outros criminosos aproveitaram para extorquir dinheiro dos refugiados, cobrando altas somas para atravessar eles pelas fronteiras, ou sequestrando as pessoas.

Além desses crimes contra os direitos humanos dessas pessoas, temos as barreiras burocráticas dos países ao redor do mundo e os problemas com o preconceito e com a xenofobia.

Caso queira estudar mais:

https://brainly.com.br/tarefa/17581840

Anexos:
Perguntas interessantes