1) QUANDO EMPURRAMOS UM CELULAR SOBRE UMA MESA, O QUE ACONTECE QUANDO DEIXAMOS DE EMPURRÁ-LO? O CELULAR PARA OU CONTINUA A SE MOVIMENTAR?
2) POR QUE O CELULAR PARA?
3) O QUE ACONTECERIA SE A MESA FOSSE MAIS LISA?
4) ) O QUE ACONTECERIA SE O CELULAR FOSSE EMPURRADO SOBRE UMA PISTA DE GELO?
5) E SE O CELULAR FOSSE EMPURRADO EM SUPERFÍCIES CADA VEZ MAIS LISA?
6) É POSSIVEL IMAGINAR UMA SUPERFÍCIE TÃO LISA QUE O CELULAR, DEPOIS DE TER SIDO EMPURRADO E ABANDONADO, NÃO PARE MAIS, NÃO TEHA SUA VELOCIDADE DIMINUÍDA?
7) O QUE VOCÊ FAZ PARA COLOCAR EM MOVIMENTO DETERMINADO CORPO?
8) O QUE VOCÊ FAZ PARA PARAR (FREAR) UM CORPO QUE ESTÁ EM MOVIMENTO?
Preciso muito de ajuda!!!
Soluções para a tarefa
1. Quando você deixa de aplicar uma força externa no celular ele irá parar de se movimentar.
2. O celular para por conta de forças dissipativas, tais como a resistência do ar e o atrito entre as superfícies.
3. Se a mesa fosse mais lisa o celular iria deslizar um pouco mais, fazendo com que o seu deslocamento fosse maior.
4. Como pistas de gelo são muito lisas, o celular acaba deslizando por muito mais tempo. Ele consegue ir mais longe, pois o atrito entre as superfícies não é tão alto.
5. A tendência é de quanto mais lisa for a superfície, maior será a distância percorrida, pois o celular não iria perder tanta energia cinética quando comparado a uma superfície como uma mesa de madeira.
6. Não. Apenas podemos dizer que um corpo pode manter sua inércia, isso é, estar livre de forças, se ele está no vácuo, já que não existe matéria para alterar o movimento do celular. No vácuo, como não há atrito algum, o celular iria ser empurrado com uma velocidade "x" e iria permanecer com essa velocidade até que uma força externa atue sobre ele. Caso contrário, o celular nunca iria parar. Se movimentaria por toda a eternidade.
7. Exerce uma força externa sobre o mesmo. Um exemplo é empurrar um corpo. Você está aplicando uma força, fazendo com que o corpo ganhe energia cinética e se movimente com uma velocidade arbitrária.
8. A mesma coisa que você faz para iniciar um movimento. Uma força deve ser aplicada, porém de forma diferente. Você deve aplicar uma força para reduzir a velocidade do corpo, e não para aumentar.