Pedagogia, perguntado por andreacamillo, 1 ano atrás

A formação (docente) não se constrói por acumulação de cursos, de conhecimentos ou de técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade

Soluções para a tarefa

Respondido por nessasch
8

A formação (docente) não se constrói por acumulação de cursos, de conhecimentos ou de técnicas, mas sim através de um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal.

Por este entendimento, os professores não devem atuar estritamente de acordo com as técnicas adquiridas na formação, mas de acordo com a melhor didática segundo seu entendimento. Alguns doutrinadores discordam dessa ideia, afirmando que a atuação baseada na rotina do professor, priorizando seus métodos e experiências próprias, tendem a colocar o verdadeiro aprendizado, baseado no emprego das melhores técnicas científicas, em segundo plano.

Desta forma, entendem que o ensino efetivo deverá aliar o conhecimento prático do professor com a teoria e métodos obtidos através de sua formação. É preciso da teoria para que o professor saiba compreender os contextos sociais em que se encontra inserido, com suas influencias historias e culturais.

Respondido por Andressa2901
1

Resposta:

letra - c Admite-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas, sempre em processo de (re)construção de saberes.

Explicação:

Comentário: “Pedro Demo (2004), em uma reportagem para a Revista Profissão Mestre, afirma que ser profissional da educação hoje é acima de tudo saber continuamente renovar sua profissão. Entende-se então que o professor, enquanto profissional, deve ser um eterno aprendiz e deve ser capaz de refletir sobre sua prática diária, não só no trabalho, mas em todos os aspectos da vida. Com isso, constata-se que o professor nunca está pronto, acabado, mas sempre em processo de (re)construção de saberes” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão, p. 04).

Perguntas interessantes