1.Qual é a história de vida de Viktor Frankl?
2.Quais foram as experiências vividas por ele no Holocausto?
3.Você acha importante ouvir histórias como a dele? O que elas
poderiam nos ensinar?
4.Frankl criou uma abordagem psicoterapêutica chamada logoterapia.
Qual é o significado dessa palavra? O que caracteriza a logoterapia?
5.Para Frankl, quais são os principais aspectos que conferem sentido à
existência humana? Você concorda com ele? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O quê Viktor Frankl defendia?
Frankl defende que a última instância da existência não é a consciência. Isso implica dizer que do mesmo modo que o animal não pode compreender o mundo humano, este não pode compreender o sobre-humano. A totalidade do ser humano é incompreensível, pois extrapola os limites do conhecimento.
2O extremo frio, a fome, os trabalhos exaustivos, as doenças, a saudade da família, as péssimas condições de alojamento, saneamento, limpeza e a convivência diária com a morte de companheiros foram apenas alguns dos problemas enfrentados nos campos.
3Qual a importância de ouvir histórias?
O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação.
4 O termo Logoterapia se refere a logos, é a terapia que faz encontrar o logos, ou seja, o sentido da situação para além do próprio eu. Daí que conceitos fundamentais da Logoterapia de Frankl sejam liberdade e responsabilidade, fenômenos especificamente humanos que remetem à capacidade de autotranscedência.
5 Trata-se da unicidade e exclusividade de cada pessoa humana. Estar consciente de que é insubstituível, de que somente ele poderá levar a termo aquilo que a vida lhe demanda, desperta no ser humano a dimensão da responsabilidade que recai sobre si .
Explicação:
1) Viktor Emil Frankl, foi neuropsiquiatra austríaco nascido em Viena em 1905. Cursou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Viena. Trabalhou ativamente na prevenção de suicídio até 1937. Por ser judeu, Viktor foi enviado durante a II Guerra Mundial para um campo de concentração. Após a guerra, Viktor se tornou chefe do departamento de Neurologia. Em 2 de setembro de 1997 Viktor veio a falecer.
2) Viktor viu, a sua mãe, pai e esposa serem assassinadas em campos de concentração. Além de vivenciar e observar o comportamento das pessoas que viviam na mesma condição de precariedade enfrentada pelos judeus nos campos de concentração.
3) Sim, a história de vida e estudos realizados por Viktor são de suma importância para psicologia e podem ser muita valia para o entendimento de um ser sobre o seu lugar no mundo e como lidar com as diferentes circunstancias exigidas pela vida.
4) Logoterapia se trata de uma análise existencial, visando tornar o paciente completamente consciente da sua própria responsabilidade.
5) Para Viktor, o sentido na vida parte do princípio de se encontrar um propósito e assumir a responsabilidade para conosco. Ao encontrarmos um proposito, nós podemos usá-lo como um “guia” para aprendermos a lidar com a vida.
Viktor Frankl - História de vida e contribuição para psicologia.
1) História de vida de Viktor Frankl
Viktor Emil Frankl nasceu em Viena no ano de 1905. Sendo um dos integrantes de uma família judaica, Viktor e seus familiares viveram tranquilamente até a I Guerra Mundial.
Viktor se viu interessado pela psicologia desde o ensino médio, mas cursou medicina na Universidade de Viena, onde estudou depressão e suicídio. Ao terminar o doutorado, virou funcionário do hospital psiquiátrico em Viena trabalhando com prevenção de suicido feminino.
Com a II Guerra Mundial, Viktor que era judeu foi preso em um campo de concentração onde conseguiu colocar na prática alguns de seus estudos e observar o comportamento humano diante ao caos da vida em campo de concentração.
Com fim da guerra, Viktor sai do campo de concentração e ele virou chefe do departamento de Neurologia. E em 2 de setembro de 1997 sofreu um colapso cardíaco e veio a falecer em Viena.
2) Experiência no holocausto
Por ser judeu, Viktor sofreu arduamente durante a II Guerra Mundial. Ele foi forçado a parar seus trabalhos e foi preso em um campo de concentração, onde prestou trabalhos braçais em condições precárias e conseguiu sobreviver a todo o caos gerado pelos nazistas sobre os judeus.
Durante o holocausto, Viktor viu sua esposa, sua mãe e pai seu serem encaminhados para campos de concentração diferentes, onde foram assassinados. Além deles, Viktor viu vários outros judeus morrerem por assassinato ou pelas condições precárias vividas.
Por fim, Viktor colocou em prática uma das teorias de um de seus estudos ao observar como os judeus lidavam com a vida vivida no campo de concentração.
3) Importância de Vikto Frankl
As histórias vividas e os estudos de Viktor Frankl são de extrema importância para psicologia. Em seus estudos, podemos aprender sobre diversos aspectos que envolvem a depressão e o suicídio, nos ensinando a lidar com os momentos difíceis da vida.
Já em relação a sua história de vida, a forma como ele lidou ao viver no campo de concentração e as suas observações sobre como os outros judeus lidavam com a vida, são de extrema importância, porque demonstram alguns aspectos importantes que todos devemos ter ao encarar uma fase difícil.
4) Logoterapia
Uma das principais contribuições de Viktor para humanidade foi a logoterapia, que consiste em:
- Logoterapia: Psicoterapia que prioriza ajudar a motivar um indivíduo para ele encontrar o sentido da vida.
Segundo Viktor, a logoterapia está alinhada a três princípios básicos:
- Liberdade de Vontade: Baseia na liberdade do homem de tomar uma atitude diante quaisquer circunstâncias vividas por ele.
- Vontade de Sentido: Orientada para realização de sentido visando suprir uma razão para felicidade.
- Sentido da Vida: Está relacionado com o ser encontrar um propósito na vida, assumindo uma responsabilidade consigo mesmo e para o ser humano.
5) Sentido à existência humana
Trata-se da valorização do ser como sendo único e insubstituível, onde somente ele levará o termo demandado pela vida. Ou seja, o sentido é encontrado naquilo que a vida demanda que façamos em diferentes circunstâncias por ela proposta.
Encontramos sentido na vida ao assumir a reponsabilidade de realizar aquilo que a vida nos demanda, por meio da conduta correta.
Sendo assim, é de muita valia tudo o que Viktor ensinou, pois serve como um guia para pessoas enfrentarem as diversas situações da vida.
Para descobrir mais sobre Viktor Frankl, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/51425174
#SPJ2