1- Quais são as mazelas da crise do século XIV?
2-O que foi a Magna Carta? Explique
3-Qual a relação da Guerra dos Cem Anos e a formação da França? Explique.
4-A Reconquista espanhola deu-se a partir da aliança de que grupos sociais?
5-Por que a formação da Espanha pode ser denominada Reconquista?
QUEM PUDER AJUDAR AGRADEÇO!
PODE RESPONDER SÓ QUE SOUBER JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO! OBG
Soluções para a tarefa
1. As mazelas do século XIV na Europa foram a fome, as epidemias, as guerras e as revoltas.
A fome foi consequência do desequilíbrio entre a produção de alimentos e crescimento populacional , do esgotamento da fertilidade da terra e das intensas chuvas que destruíram os campos e colheitas , provocando a morte de muitos.
As epidemias foi o surgimento da Peste Negra, devido às péssimas condições de higiene e agravadas pela fome, provocando a morte de cerca de 1/3 da população europeia.
A Guerra dos Cem anos entre França e Inglaterra , que causou devastações e ampliou a fome.
Revoltas dos camponeses devido as doenças, fome e guerras, a falta de mão de obra e alto custo dos alimentos, com a nobreza impondo mais trabalho e impostos.
As consequências desta crise foram o enfraquecimento da nobreza e do sistema feudal , o fortalecimento da burguesia mercantil , a centralização do poder político e a formação dos primeiros Estados Modernos.
2. A Carta Magna, ou a "Grande Carta é um dos documentos legais mais importantes no desenvolvimento da democracia moderna Inglesa.
O Rei João da Inglaterra, em 1215, após ter violado muitas das antigas e leis e costumes, foi obrigado por seus súbditos a assinar a Carta Magna, considerado como o precursor de uma constituição e dos primeiros direitos humanos citados por lei.
Na carta foi assegurado o limite do poder do Rei às leis, o direito da igreja sem interferência do Estado, a igualdade perante a lei, entre outros importantes reconhecimentos do indivíduo como cidadão.
3. A Guerra dos Cem Anos foi um longo conflito que envolveu a Inglaterra e França entre os séculos 14 e 15, período marcado por transformações socioeconômicas e políticas, que caracterizaram a crise do sistema feudal.
Um dos principais motivos para a guerra foi questão sucessória. Muitos reinos neste período foram expandidos através de guerras e da política de casamentos, formando aglomerados heterogêneos de pessoas sob o comando de um monarca, que poderia ser de uma região e cultura bastante diferente daquela dos seus súditos.
Além de sua longa duração, esta guerra mobilizou grande parte dos reinos da Europa ocidental. Dentre suas consequências, tem-se o surgimento da identidade nacional nos principais países envolvidos, França e Inglaterra.
4. A Reconquista foi possível com a união os reis católicos, a burguesia católica e a Igreja, formando um Estado Absolutista. Os senhores feudais foram amplamente combatidos, os judeus foram banidos e a Inquisição perseguiu os marranos e os mouriscos.
5. A Reconquista Espanhola foi um longo processo, que teve início com os nobres cristãos da Península Ibérica para expulsar os muçulmanos. A partir do século XI, senhores feudais não-ibéricos entram na luta contra os muçulmanos na península, como parte das Cruzadas contra os islâmicos "infiéis".
Com a vitória dos cristãos sobre os islâmicos, formaram-se os Reinos de Aragão e o Reino de Castela. Da mesma forma, surgiu o Reino de Portugal.
Como o desenvolvimento militar e comercial do Reino de Portugal ameaçava a integridade e a hegemonia dos Reinos de Aragão e de Castela, os Reis Católicos: Fernando de Aragão e Isabela de Castela, decidem se casar e unificar o território espanhol sob o nome de Reino da Espanha.
A partir daí o processo de Reconquista se intensifica, culminando da derrota final dos muçulmanos com a conquista do Reino de Granada.
Bons estudos!