1) Quais as estruturas de sistema genital masculine? Defina cada uma delas
2) Quais as estruturas de sistema genital feminino? Defina cada uma delas.
3) Defina:
a) Ovulação
b) Fecundação.
c) Menstruação.
4) O que é periodo fértil?
5) Fale sobre gravidez e parto.
6) O que são infecções sexualmente transmissíveis. Cite algumas.
7) Fale sobre os métodos contraceptivos e de prevenção.
8) Sobre os métodos contraceptivos e de prevenção responda:
a) Preservativos masculino e feminino.
b) Anticoncepcionais hormonais.
c) Métodos cirúrgicos.
Soluções para a tarefa
Olá
Resposta: 1- O sistema genital masculino é composto pela bolsa escrotal, testículos, vias espermáticas (epidídimo, ducto deferente e uretra), glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais) e pênis.
2- Os órgãos internos do sistema reprodutor feminino são: ovários, tubas uterinas, útero e vagina. Ovários: são estruturas que apresentam uma forma de amêndoa e estão sustentados em sua posição por meio de ligamentos. Os ovários são as gônadas femininas, sendo, portanto, responsáveis pela produção dos ovócitos.
3- a) Fecundação é quando um espermatozóide penetra um óvulo.
b) Menstruação é o processo que elimina a camada de sangue que o útero cria para receber um feto, quando não ocorre a fecundação.
c) Ovulação é quando o ovário liberta um óvulo para ser fecundado.
4- É o espaço de tempo em que a mulher tem mais chances de engravidar. No período fértil, os hormônios femininos ficam à flor da pele e a libido da mulher aumenta.
5- O parto é o momento do nascimento da criança, ou seja, o fim de uma gravidez. O parto pode ser normal ou cesariana, ocorrendo intervenção cirúrgica nesse último caso. Parto é o nome dado ao momento em que o bebê deixa o útero da mulher, finalizando o período de gestação.
6- As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
7- Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção ...
8- a) Há dois tipos de camisinha: masculina e feminina. A camisinha masculina é um envoltório, geralmente de látex, que recobre o pênis, e retém o esperma durante o ato sexual. Já a camisinha feminina é um tubo de poliuretano com uma extremidade fechada e a outra aberta, acoplado a dois anéis flexíveis.
b) Os contraceptivos hormonais são métodos para prevenção da gravidez à base de formas sintéticas de hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona. Alguns desses métodos combinam os dois hormônios, enquanto outros têm apenas progesterona.
c) MÉTODOS DEFINITIVOS OU CIRÚRGICOS (ESTERILIZAÇÃO) A esterilização é um método contraceptivo cirúrgico, definitivo. Ele pode ser realizado, na mulher, por meio da ligadura de trompas (laqueadura ou ligadura tubária) e, no homem, pela ligadura dos canais deferentes (vasectomia).
Bons estudos!