História, perguntado por lanavitoria289, 4 meses atrás

1- Porque o Rio Grande do Norte é um dos raros estados braileiro que não há registro oficial de
população indigena?
2- Comente sobre: o exterminio, a fuga e a miscigenação dos indígenas.
3- Elenque as consequências do contato dos indígenas com os europeus.
4- Comente sobre a comunidade do Catu, as pessoas, e as atividades que são desenvolvidas a partir do
que você estudou sobre os indigenas.
5- Na chegada de colombo a américa em 1492 estimava-se cerca de:
A- 48, 7 mil de habitantes
B- 36, 7 mil de habitantes
C- 57,3 mil de habitantes
D- 20, 3 mil de habitantes
E- Nenhuma das alternativas
6- Que povos habitavam naquela época o território que hoje é o brasil?
A-Maias e Aruak
B- Iroqueses e Na-Dene
C- Quichua e Karib
D- Tupi-Guarani e Je
E- Nenhuma das alternativas​

Soluções para a tarefa

Respondido por danilosouza67004
2

Resposta:

1- Em 2010, os indígenas norte-riograndenses correspondiam a apenas 0,42% da comunidade nativa brasileira, sendo assim o Estado com a menor população indígena no Brasil, hoje temos treze comunidades indígenas no Rio Grande do Norte: os Sagi-Trabanda, em Baía Formosa, cujo povo se declara Potiguara; os Catu, em Canguaretama e Goianinha, que se identificam Potiguaras Eleotérios; os Amarelão, em João Câmara, que dividem-se nas comunidades de Serrote de São Bento, Santa Terezinha, Marajó, Açuncena e Cachoeiras, formadas por um único povo que se denomina Mendonças Potiguaras do Amarelão, estes índios tem inclusive migrado para a capital do Estado, firmando-se no Conjunto; Cidade Praia; temos Caboclos de Açú, que se afirmam índios Caboclos; a comunidade da Lagoa do Tapará, formada por Tapuias Trarairiús, uma das mais importantes tribos tapuias; e da Lagoa do Apodi, cujos índios se reconhecem Tapuias Paiacús. Em Natal, ainda temos a comunidade de Gamboa do Jaguaribe que se identifica como Potiguara.

2- A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Os colonizadores utilizaram-se de ameaças, da força física e da propagação de doenças para forçar os índios a trabalharem para a Coroa. Várias tribos foram dizimadas por conta do conflito com os portugueses ao recusarem o trabalho escravo. Muitos índios fugiram para o interior do Brasil, evitando ser escravizados. A união entre os diferentes biotipos humanos acabou gerando indivíduos que não eram completamente indígenas, brancos ou negros, no que se refere ao aspecto genético. Este fenômeno é chamado de miscigenação ou mestiçagem e está muito presente na sociedade brasileira.

3- Os europeus e osindígenas da América tiveram seus primeiros contatos no século XV, no momento da expansão marítima europeia. Quando os europeus chegaram ao Brasil já existiam habitantes naquele território? Mas é lógico que existiam habitantes! Eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região.

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas.

4- ( essa pergunta não é pessoal? )

5- E. "O número não é exato, mas é um consenso entre os historiadores. Desse total, 5 milhões estavam na Amazônia (incluindo áreas da floresta hoje pertencentes ao Peru, Equador e outros países)".

6- Talvez seja a D. "Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc".


lanavitoria289: tem como vc responder a outra parte??? pfvr
Perguntas interessantes