1- Por que não é possível eletrizar dois isolantes pelo processo de eletrização por contato?
2- Por que não é possível eletrizar um isolante pela polarização?
3- Atrita-se uma placa de vidro com um pano de lã, inicialmente neutros, e faz-se a lã entrar em
contato com uma bolinha de cortiça (material de algumas rolhas), também inicialmente neutra,
suspensa por um fio isolante. Ao se próximas a placa da bolinha, constata-se que ocorre
atração entre elas. Justifique.
Soluções para a tarefa
Respondendo a cada item do enunciado:
1 - O tipo de eletrização por contato utiliza os elétrons livres presentes na superfície dos materiais que sofrem esse processo. Como os isolantes não possuem elétrons livres, não é possível que eles fiquem eletrizados.
2 - A polarização em si não é um processo de eletrização, já que não ocorrem transferência de cargas elétricas. O que acontece, é que diferentes partes de um material ficam com quantidades diferentes de carga, ficando assim polarizado.
3 - Ao atritar-se a placa de vidro com a lã, a placa de vidro fica negativa e a lã positiva. Quando a lã entra em contato com a bolinha de cortiça, acaba recebendo alguns elétrons dela e deixando-a positiva.
Assim, quando a placa de vidro e a bolinha se aproxima, por possuírem cargas opostas, se atraem.
Porque a polarização das cargas nada mais é que uma separação entre cargas positivas e negativas. Quando polarizado, o corpo induzido ainda é neutro, pois apresenta o mesmo número de prótons e elétrons. Dessa forma, para que esse corpo torne-se eletrizado, é necessária a presença de um outro corpo ou, ainda, de um meio pelo qual os elétrons possam fluir.