1 - Pesquise duas músicas do período da Ditadura Militar no Brasil. 2- Escreva: o nome do (s) autor (es); · qual o seu sentido para a época; qual o motivo pelo qual elas foram censuradas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Musica 01: Pra Não Dizer que Não Falei das Flores
Autor: (Geraldo Vandré)
Sentido na Época: A letra de “Para não dizer que eu não falei das flores” transmitia esperança e incentivava os brasileiros a se mobilizarem contra a ditadura. A música acabou tornado-se um hino de resistência do movimento civil e estudantil no país e foi censurada e proibida pelos militares.
Motivo da Censura: Considerado um hino de resistência contra a ditadura, a canção foi apresentada em um programa da TV Globo, em 1968, mas a censura proibiu a emissora de dar o primeiro lugar para a música de Vandré. Segundo os censores, a letra incentivava protestos contra o regime e era ofensiva ao exército.
Musica 02: Tiro ao Álvaro
Autor: (Adoniran Barbosa)
Sentido na Época: A canção é o relato de alguém que está recebendo muitos olhares penetrantes e amorosos de outra pessoa, a ponto de se sentir, de modo figurado, com o peito furado.
Motivo da Censura: A justificativa da censura para vetar a canção do sambista paulista foi a “falta de gosto”, como aponta um documento oficial da época. Houve um questionamento sobre o uso de palavras, como “tauba”, “artomorve” e “revorve”. A questão é que essas palavras não foram colocadas na música por falta de conhecimento do autor sobre as regras de pronúncia e português, mas como um recurso poético, explorando a coloquialidade na letra.
Explicação:
Só pesquisei no google, são informações fáceis de se obter.
Espero ter ajudado :)