História, perguntado por jhonatafreitas496, 3 meses atrás

1-Os reis da idade média eram absolutos? Explique
2-na idade moderna havia alguma associação da figura do rei com o divido?
3-quem foi Nicolau Maquiavel?
4-por que a burguesia comercial apoiou a centralização do poder dos Reis?
5-Porque a igreja católica apoia centralização do poder dos Reis?
6-o que Felipe segundo, rei da Espanha investiu na monarquia de guerra?
7-quem eram os "cristãos novos"?
8-O que é a inquisição?
9-qual é a importância da carta Magna inglesa de 1215?
10 porque Henrique VIII fundou a igreja anglicana
11-o que a Inglaterra viveu uma guerra civil entre 1641-1645?
12-como se organizava o exército do parlamento (cabeças-redondas)
13-como se organizava o exército real? (realistas)
14-podemos dizer que os absolutistas acabou da Inglaterra após a revolução gloriosa? Explique.
15-você conhece alguma país que é uma monarquia absoluta nos dias de hoje? Quais?

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

Sobre as questões que abordam assuntos a respeito da reis na Idade Média e seus papéis políticos e religiosos até a Idade Moderna, podemos afirmar que:

Governo de Reis durante a Idade Média até a Idade Moderna

1) Não, pois o poder ainda não era centralizado nas mãos dos reis na Idade Média, portanto não caracteriza um governo absolutista.

2) Sim, na Idade Moderna houve uma diminuição dos poderes da Igreja Católica, o que resultou numa subordinação da Igreja ao poder monárquico.

Em decorrência dessa aliança, alguns teólogos, como Jacques Bossuet, escreveram obras que justificavam essa associação ao divino dos reis. A obra com mais relevância foi "A Teoria do Direito Divino dos Reis".

3) Nicolau Maquiavel foi um filósofo político que foi pioneiro nos escritos sobre política, onde sua obra de mais prestígio foi "O Príncipe" onde argumentava o que um soberano deveria se portar para ter um grande governo.

4) A burguesia comercial apoiou a centralização política nas mãos dos reis, pois, queriam aumentar sua autonomia econômica através do lucro, atividades que a Igreja Católica enxergava como pecado.

Portanto, a vontade dos reis de expandir seus governos através da acumulação de riquezas iam de encontro com os interesses dos burgueses comerciais.

5) A Igreja Católica só vai apoiar a centralização do poder dos Reis quando perceberam que sua influência só se daria através da aliança com os governos absolutistas. Em decorrência disso, a Igreja passa a apoiar as monarquias absolutistas, e defenderem seu direito divino.

6) Filipe II foi um dos primeiros monarcas que investiram em um exército forte, fato que foi possível com a criação dos Estados Nacionais. Sendo um rei conhecido pelo seu grande período de vitórias e temido pelos seus inimigos.

7) O título "cristãos novos" era destinado aos imigrantes, normalmente judeus e muçulmanos, que chegavam a Portugal e se converteram ao cristianismo.

8) O "Tribunal do Santo Ofício" mais conhecido como "Inquisição" foi um ato de banir tudo que iria contra os dogmas cristãos, sobre a interpretação da Igreja Católica.

9) A importância da Carta Magna de 1215 dá-se pelo início da diminuição do poder dos monarcas na Inglaterra, tornando o país uma monarquia constitucional.

10) Henrique VIII fundou a igreja anglicana para aumentar seus poderes políticos, econômicos e sociais durante o enfraquecimento da Igreja Católica em consequência da Reforma Protestante.

11) A Inglaterra viveu uma guerra civil em 1641 até 1649 pela tentativa de unificar o país em uma só religião: o anglicanismo. O conflito ficou dividido entre a alta nobreza junto do clero anglicano contra o Parlamento, a burguesia e com uma parte da pequena nobreza.

12) Os "Cabeças Redondas" formavam uma formação nova de exército, onde sua formação estava pautada no mérito e não de acordo com o nascimento.

13) O exército real era formado contrariamente ao exército do parlamento, tendo sua formação baseada no nascimento do indivíduo.

14) Não foi extinto o absolutismo após a Revolução Gloriosa, porém com esse acontecimento, a monarquia inglesa passava cada vez mais a se tornar uma monarquia liberal.

15) Sim, existem mais países com monarquias absolutistas, um dos mais famosos é o Vaticano, alguns dos outros são:

  • Catar
  • Emirados Árabes Unidos
  • Arábia Saudita
  • Omã

Saiba mais sobre "Governo de Reis durante a Idade Média até a Idade Moderna" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3190773

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes