História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás


1)

“Ora, sem dúvida os historiadores estão certos em afirmar que o nacionalismo, como ideologia e movimento que busca obter e manter a autonomia, a união e a identidade de um grupo social, considerado por alguns de seus membros como constitutivo de uma 'nação' real ou potencial, é um produto do fim do século XVIII. Foi nessa época que surgiu uma doutrina especificamente nacionalista, afirmando que o mundo se divide em nações distintas, cada qual com seu caráter peculiar; que as nações são a fonte de todo o poder político; que os seres humanos só são livres na medida em que pertencem a uma nação autônoma; que a paz e a segurança internacionais dependem de que todas as nações sejam autônomas, de preferência organizadas em Estados próprios. Só no século XIX essas ideias se tornaram correntes, no contexto específico do sistema interestatal europeu.”

A passagem acima apresenta uma reflexão sobre a historicidade do nacionalismo moderno, circunscrito ao período que se estende do fim do século XVIII aos dias de hoje. Escolha a alternativa que menciona dois acontecimentos responsáveis pela eclosão dos vários movimentos de caráter nacionalista nos séculos XVIII e XIX:

Alternativas:

a)

Batalha de Trafalgar e Batalha de Jena-Auerstadt.
b)

Revolução Francesa e Congresso de Viena.
c)

Revolução Gloriosa e Congresso de Viena.
d)

Revolução Francesa e Revolução de Julho.
e)

Comuna de Paris e Congresso de Viena.

2)

“Sob a liderança da (1), a questão nacional foi enfrentada pela formação da (2). A partir da década de 1830, foram extintas as barreiras alfandegárias entre diversos Estados alemães, e passou a ter vigência uma única tarifa no comércio externo da União. Assim, na Alemanha, a união (3) precedia a unificação (4). Esse lento movimento que se iniciou com a União Aduaneira foi ganhando impulso, e a Prússia, utilizando meios diplomáticos, pressões militares e intervenções armadas, promoveu a unificação do país, num processo que culminou com a formação do Império em 1870.”

Leia cuidadosamente a passagem acima e escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:

Alternativas:

a)

1. Áustria; 2. União Aduaneira (Zollverein); 3. econômica; 4. política.
b)

1. Saxônia; 2. Confederação Germânica; 3. econômica; 4. política.
c)

1. Prússia; 2. Confederação Germânica; 3. política; 4. econômica.
d)

1. Prússia; 2. União Aduaneira (Zollverein); 3. econômica; 4. política.
e)

1. Prússia; 2. União Aduaneira (Zollverein); 3. econômica; 4. religiosa.

3)

Analise as seguintes afirmações:

I. A Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) é iniciada em função de disputas sucessórias em torno do trono da Espanha.

II. Termina com a proclamação de Otto von Bismarck como imperador (kaiser) da Alemanha, em uma cerimônia no Palácio de Versalhes.

III. A guerra marca o fim da década de conflitos em que a Alemanha promove a sua unificação e se afirma como uma das principais potências do continente.

Leia atentamente as afirmações acima e escolha a alternativa que lista somente as sentenças VERDADEIRAS:

Alternativas:

a)

I e II.
b)

II.
c)

II e III.
d)

III.
e)

I e III.

4)

Analise as seguintes informações sobre os agentes envolvidos no processo de unificação da Itália:



A. Jovem Itália


1. Propunha a unificação pela via mais rápida, com manutenção da monarquia.

B. Carbonários


2. Uma das muitas sociedades secretas de inspiração nacionalista na Itália oitocentista, possuía viés liberal e anticlerical.

C. Reino do Piemonte-Sardenha


3. Criada pelo revolucionário Giuseppe Mazzini, defendia o estabelecimento de um governo republicano, após a unificação.



Escolha a alternativa que une de forma correta o nome de cada força política às suas características e propostas principais:

Alternativas:

a)

A-1, B-2, C-3.
b)

A-3, B-2, C-1.
c)

A-3, B-1, C-2.
d)

A-2, B-3, C-1.
e)

A-2, B-2, C-1.

5)

“Como outros papas antes dele, Pio IX acreditava ser a soberania temporal da Santa Sé (o chamado patrimônio de S. Pedro) indispensável para sua independência espiritual – crença que desde então tem sido amplamente desaprovada. Os Estados pontifícios eram considerados obstáculo à unificação italiana porque se estendiam por todo o centro da Itália, separando o sul do norte.”

O Papa Pio IX protagoniza um episódio curioso, ao opor-se à unificação da Itália e recusar as garantias oferecidas por Vítor Emanuel II. Trata-se da:

Alternativas:

a)

Questão Franciscana.
b)

Questão Florentina.
c)

Questão Romana.
d)

Questão Piemontesa.
e)

Questão Episcopal.

Soluções para a tarefa

Respondido por reginaclaradelima
15

Resposta:

1-b

2-d

3-e

4-b

5-c

Explicação:

Perguntas interessantes