1- O texto em questão aponta alguns desafios demográficos do século XXI. Aponte quals outros
tópicos devem ser colocados como desafios centrals dos nossos tempo. Justifique sua resposta
da maneira mais completa possível.
Soluções para a tarefa
Resposta:
texto abaixo
Explicação:
Saúde mental:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a depressão será a doença mais comum do mundo até 2030. Ela também já é a segunda causa de perda de dias de trabalho no mundo, segundo a mesma entidade.
O cenário da pandemia do novo coronavírus intensificou o surgimento de doenças mentais. Hoje, saber planejar intervenções de prevenção e promoção da saúde mental não é mais tarefa apenas para psicólogos e psiquiatras.
É urgente que profissionais que atuam nos mais diferentes contextos e áreas – como educação, recursos humanos e saúde primária – estejam preparados para ajudar quem os cerca a manter o bem-estar emocional.
O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas do mundo, de acordo com relatório de 2018 da OMS. São mais de 18,6 milhões de brasileiros, um décimo da população, que enfrentam esta condição. A ansiedade é o segundo transtorno mental mais incapacitante do mundo, depois da depressão.
Isso se reflete nos números de pedidos de afastamento do trabalho no país relacionados à saúde mental. Só em 2016, 199 mil trabalhadores solicitaram licença para tratamento de transtornos mentais e comportamentais, como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático. Estas condições levaram 97 mil brasileiros a solicitarem aposentadoria por invalidez, entre 2009 e 2015. Os dados são do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Alienação tecnologica:
Atualmente vive-se uma realidade desastrosa. Embora essa realidade não seja vista pela maioria, ela existe. Nossa sociedade está escassa de leitores. O século XXI nos trouxe avanços, mas ao que parece, foram avanços apenas na tecnologia, não na cultura. Consequentemente, os filhos deste século vivem em um estado de alienação.
A dinâmica da vida moderna, com sua sede pelo consumo, sua competição, faz com que as pessoas regulem seu tempo apenas ao trabalho e ao entretenimento, não dando espaço algum para que a leitura entre de alguma forma em seu “curto tempo habitual [fechar aspas] . O que acarreta mais um problema para o mundo: a alienação, a falta de conhecimento.
A juventude atual sabe gastar horas na internet (precisamente em redes sociais), na televisão, em shoppings e até mesmo “jogando conversa fora” ou “curtindo” com os amigos. Não percebem que [em] nossas atividades a busca pela leitura poderia está incluída. Ou seja, em horas gastas na internet, a procura por páginas sobre assuntos atuais ou de interesse do mesmo, poderia está inclusa. Ao invés de programas sobre fofocas, procurar canais sobre educação. Na ida ao shopping, dar espaço para procura de uma livraria. Na conversa com a turma, incluir assuntos de o [termo desnecessário] interesse de todos gerando um debate.
Preconceito :Conceber o outro como um dos nossos semelhantes parece cada vez mais difícil em nossa cultura. Na contemporaneidade, nossos traços físicos e nossa sexualidade ainda são alvos de discriminação e preconceito, principalmente quando entendemos esses traços desqualificadores como pertencentes a minorias.Preconceito é o conjunto de crenças, atitudes e comportamentos que consiste em atribuir a qualquer membro de determinado grupo humano uma característica negativa, pelo simples fato de pertencer àquele grupo: a característica em questão é vista como essencial, definidora da natureza do grupo, e portanto adere indelevelmente a todos os indivíduos que o compõem (MEZAN, 1998, p. 226).