1) O que significa “mobilidade relacional”?
2) Como a autora define as sociedades “mais abertas” e “mais fechadas”?
3) Além da variável socioecológica, os estudiosos destacam a variável cultural. Explique, com suas
palavras, como esta variável cultural interfere no controle de disseminação do vírus.
4) A autora afirma que não há um modelo ideal de sociedade, que tanto uma sociedade com alta mobilidade relacional quanto uma sociedade de baixa mobilidade relacional apresentam efeitos positivos e negativos. Como você analisa a sociedade brasileira, ou seja, em qual dos tipos de mobilidade relacional ela se enquadra e quais os efeito positivos e negativos desse
enquadramento?
Soluções para a tarefa
1. A mobilidade relacional pode ser identificada como a influência do estilo de vinculação e da vinculação ao local, por isso, analisa-se fatores sociais, psicológicos, bem como estruturais nesse processo em questão.
2. As sociedades mais abertas são aquelas que apresentam maior flexibilidade diante de fatores sociais e culturais. As sociedades fechadas são dotadas de doutrinas, regras, além de parâmetros extremamente estabelecidos e rígidos.
3. A variável cultural relaciona-se com a disseminação do vírus em sociedades mais abertas, porque permitem a interação entre os seres de forma mais simples e facilitada.
4. A sociedade brasileira pode ser definida como sociedade aberta, diante da grande flexibilidade e liberdade que se observa nas condutas sociais.