História, perguntado por hugomartinnss69, 6 meses atrás

1) O que foi a Revolução Russa? 2) Qual foi a causa da Revolução Russa? 3) O que eram os soviéticos na Revolução Russa? 4) Quais as principais características da Revolução Russa?

Soluções para a tarefa

Respondido por isatrierveiler
46
Olá tudo bem? Espero que sim!

1) Foi um dos principais eventos históricos do século XX e que teve como principal resultado a construção do Estado soviético.

2)causas da revolução Russa: Fome, pobreza, modelo agrário feudal, industrialização tardia e concentração da riqueza na aristocracia, insatisfação social, oposição a monarquia absolutista.

3)Eram os conselhos de operários, formados apenas por delegados de origem trabalhadora e que tinham por função ser um órgão de administração política e econômica.

4) Foram características da Revolução Russa ter se dividido em duas fases (a Revolução de Fevereiro e a de Outubro), ter terminado por instaurar um governo socialista, ter tido ampla participação popular (principalmente em Outubro).
Teve por principal lema "Paz, Terra e Pão", defendendo a saída do país da Segunda Guerra Mundial (confirmada pelo Tratado de Brest-Litovsk), a reforma agrária e a melhora das condições de vida dos trabalhadores urbanos.

Espero muito ter ajudado! :-)

grazisena201: ajudooo dms vlw ❤️
Respondido por geovannaarantesc
8

Resposta:

A Revolução Russa de 1917 foram dois levantes populares: o primeiro ocorrido em fevereiro, contra o governo do czar Nicolau II, e o segundo, em outubro.

Na Revolução de Fevereiro, os revolucionários aboliram a monarquia e, na Revolução de Outubro, começaram a implantar um regime de governo baseado em ideias socialistas.

Explicação:

Causas da Revolução Russa: contexto histórico

Na Rússia, durante o século XIX, a falta de liberdade era quase absoluta.

No campo, reinava uma forte tensão social, devido à grande concentração de terras na mão da nobreza. A Rússia foi o último país a abolir a servidão, em 1861 e em muitos lugares, continuava-se com o sistema de produção feudal.

A reforma agrária promovida pelo czar Alexandre II (1855-1881), pouco adiantou para aliviar as tensões no campo. O regime czarista reprimia a oposição e a Ochrana, polícia política, controlava o ensino, a imprensa e os tribunais.

Milhares de pessoas eram enviadas ao exílio na Sibéria condenadas por crimes políticos. Capitalistas e latifundiários mantinham o domínio sobre os trabalhadores urbanos e rurais.

No governo do czar Nicolau II (1894-1917), a Rússia acelerou seu processo de industrialização aliada ao capital estrangeiro. Os operários concentraram-se em grandes centros como Moscou e São Petersburgo.

Apesar disso, as condições de vida pioraram, com a fome, o desemprego e a diminuição dos salários. A burguesia também não era beneficiada, pois o capital estava concentrado nas mãos dos banqueiros e dos grandes empresários.

A oposição ao governo crescia. Um dos maiores partidos de oposição era o Partido Social Democrata, mas seus líderes, Plekhanov e Lenin, tinham que viver fora da Rússia para fugir das perseguições políticas.

O Partido Operário Social-Democrata Russo era crítico com a política do país. Porém, as divergiam de como solucionar os problemas da Rússia. Isto acabou por dividi-lo em duas correntes:

Bolcheviques (maioria, em russo), liderados por Lenin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder.

Mencheviques (minoria, em russo), liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se conquistar o poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições.

Perguntas interessantes