1) O que foi a política desenvolvimentista de Juscelino?
2) O que previa o Plano de Metas do governo Juscelino?
3) Qual a situação do setor industrial nesse governo?
4) Quanto à política externa como se comportou o governo em relação às empresas estrangeiras?
5) Qual foi o fator que agravou a economia do país, nesse governo?
6) Qual a meta síntese do governo Juscelino?
7) O que foi a Ditadura Militar?
8) O que mais marcou esse período de Ditadura?
9) Como se deu o início da Ditadura?
10) Porque alguns historiadores denominaram como ditadura "civil-militar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Sua política desenvolvimentista, isto é, JK defendia uma política econômica que visava ao desenvolvimento econômico, priorizando o investimento no crescimento industrial. Que visava acelerar o processo de industrialização e superar a condição de subdesenvolvimento do país.
2)O Plano de Metas previa melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
3)Ao fim de seu mandato, JK conseguiu que nosso parque industrial crescesse cerca de oitenta por cento, com o aumento das usinas hidrelétricas (Furnas), da indústria de aço, a instalação da indústria de automóveis, criação de novas rodovias (Belém-Brasília) e a construção de Brasília.
4)Com essas medidas, JK conseguiu atrair o capital estrangeiro. Durante seu governo, diversas empresas multinacionais instalaram-se no Brasil: indústrias automobilísticas, farmacêuticas, petroquímicas e eletroeletrônicas. A economia diversificou-se e a produção atingiu o extraordinário índice de 80% de crescimento.
5)Os principais fatos deste governo foram: Surgimento de dois levantes militares na Aeronáutica: (Aragarças e Jacareacanga); Execução de uma política desenvolvimentista ("Cinqüenta anos em cinco"); Construção de Brasília, o que possibilitou a transferência da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central.
6)A meta síntese do governo JK. A localização no planalto Central, em Goiás, era estratégica, pois criaria um polo dinâmico no interior do país.
7)Ditadura militar brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito.
8)A presente monografia tem por objetivo relatar os anos que antecederam o golpe militar de 1964 descrevendo os anos da presidência de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, assim como um relato do início da crise dos anos 1960. Utiliza-se, para tanto, um quadro selecionado de autores que destacam tanto aspectos políticos como econômicos daquele período, buscando a maior fidelidade possível com os fatos ocorridos, assim como um maior esclarecimento sobre o período
9)A Ditadura Militar foi iniciada por um golpe civil-militar realizado em 1964, contra o então presidente João Goulart. Os militares passaram a impor um regime autoritário que era sustentado por atos institucionais.
10)Keywords: Civil-military dictatorship, ... Ao contrário de uma mera ação das Forças Armadas, tal adjetivo visa lembrar que também parte dos civis apoiou o golpe e participou da condução do processo político entre abril de 1964 até 1985, quando a maior parte da historiografia localiza o fim daquela ditadura.