1. O objetivo de movimentos como o Escola sem Partido é impedir que o estudante desenvolva pensamento crítico e autônomo, que seja incapaz de contestar, discutir, questionar, que se limite à aceitação passiva do que lhe impõem. Um aluno descompromissado com sua própria formação – o que interessa é passar de ano.Fonte: EAD-BR. PIERRI, S.I.P. O pedagogo e a função social da escola. CAPÍTULO 4 – A escola e suas transformações: quais contextos?
Considere as afirmações abaixo:
I. Além do que diz o texto, seus defensores pretendem dar voz a apenas uma visão, a liberal, defensora do status quo e apagar as críticas a este regime.
II. A rigor, se adotado, exigiria que todas as vezes que o professor emitisse qualquer opinião, de religião a sistemas econômicos, passando por interpretações de fatos históricos, deveria também falar a respeito de todas as outras visões possíveis.
III. Esta proposta é essencial para evitar a doutrinação de professores formados em universidades públicas e, portanto, distantes da realidade do país.
É correto o que se afirma em
III, apenas.
II e III, apenas..
I, II e III.
I e II.
I, apenas.
Soluções para a tarefa
I e II.
A proposta da Escola Sem Partido representa uma afronta a democracia e a pluralidade de ideias, elementos imprescindíveis em uma sociedade democrática e plural, principalmente no lócus escolar.
Diante disso, os educadores se manteriam impedidos de exercer a liberdade de expressão, o que se caminharia para a censura gradual, assim como a exposição dos educadores, impedindo-os de realizar as práticas pedagógicas de forma efetiva.
Resposta:
Resposta Correta:
I e II.
Explicação:
Feedback da resposta: Resposta correta. Apenas a afirmação III não está de acordo com os argumentos apresentados pela autora, que é crítica à ideia. Para a autora, ainda, “o movimento quer determinar aos professores o que falar e como falar, de acordo com os interesses daqueles que defendem o fim da liberdade de expressão na escola” (p. 8)