Português, perguntado por SarahDantass4718, 1 ano atrás

1.Na terceira estrofe, os verbos estão flexionados no imperfeito do subjuntivo. 0 que o uso dessa estrutura linguística indica, considerando a pergunta que é reiterada ao longo do poema?
a) Essa estrofe marca uma g rad ação nas possibilidades de ação de José. Explique-a.
b) 0 que essa gradação sugere sobre a situação em que se encontra José?

5. 0 que estes versos indicam sobre José? “Mas você não morre, você é duro, José!" ► Esses versos, associados aos da última estrofe, permitem entender que o desfecho do poema caminha para duas direções: a da esperança e a da desesperança. Por quê?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
311
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

1. O uso desta flexão verbal reitera o questionamento do eu lírico: "E agora, José?". Podemos inferir que o eu lírico questiona José por não toamr atitudes sobre sua vida, já que ele não grita, não geme, não toca valsa, etc.

a) As ações são descritas de forma crescente, descrevendo ações que José não realiza como gritar, gemer, tocar valsa, dormir e cansar, culminando em morrer.

b) Essa gradação sugere que José parece incapaz de realizar qualquer tipo de ação, desde as mais simples até as mais impactantes, como morrer.

5. Os versos “Mas você não morre, / você é duro, José!" indicam que José pode ser teimoso ou resiliente. Entretanto, associando estes versos aos da última estrofe, podemos ver que, na verdade, há um tom de desesperança, já que José parece sem rumo na vida, sem saber o que fazer.
Perguntas interessantes