Português, perguntado por Anajulia4943, 1 ano atrás

1. Na primeira estrofe, o eu lírico apresenta José no cená­ rio de uma festa que acabou. Que elementos sugerem o fim da festa?
a) A festa a que se refere o eu lírico tem sentido metafórico. Considerando o poema na sua totalidade e o fato de que foi escrito em 1942, explique o que a festa e o seu fim simbolizam.
b) Como José pode estar se sentindo nessa situação? Justifique.
2. 0 eu lírico caracteriza seu José nos versos finais da primeira estrofe. Que traços o caracterizam?
a) 0 que representam as ações de José, no contexto do poema?
b) Essa descrição se opõe à situação de “fim de festa” em que se encontra José e o coloca diante do dilema tematizado no poema pela expressão “E agora, José?”. Por quê?
c) Embora o interlocutor tenha um nome — José —, o poema se refere a ele como “Você que é sem nome”. Explique o que ele simboliza no poema.
d) 0 eu lírico define José como alguém “que faz versos”. De que maneira essa caracterização revela que José representa também aqueles que se dedicam à poesia?
3, Na segunda estrofe, o paralelismo é empregado para caracterizar a vida de José no presente. Como ele é construído?
a) 0 uso dessas estruturas enfatiza um aspecto da vida de José. Qual?
b) Aquilo que n ão veio, “o bonde”, “a utopia” e “o riso”, é colocado em paralelo. Que efeito isso produz?
c) Essa enumeração de negativas, associada à repetição da expressão “E agora, José?”, contribui para aumentar a pressão exercida sobre José. Por quê?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
646
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:
1. Elementos como a luz apagada, a partida do povo e a noite fria sugerem o fim da festa.
a) Podemos dizer que o fim da festa significa o ápice da Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945.
b) José pode estar se sentindo desanimado e sem esperanças.
2. O eu lírico lista uma série de reações que José não esboça, chamando-o de "duro".
a) As ações de José representam sua falta de reação.
b) Normalmente, no fim da festa, as pessoas vão embora e retomam suas atividades normais. Entretanto, José parece não saber o que fazer.
c) O fato de José ser caracterizado como "sem nome" pode indicar que José não faz nada que lhe dê o reconhecimento de outras pessoas.
d) Sim, podemos associar José a escritores, poetas e outros artistas.
3. José é construído como um homem que não tem uma companheira, sem hábitos como beber e fumar, sem felicidade pois "o riso não veio", etc.
a) Essas estruturas enfatizam a solidão e a desesperança de José.
b) Em paralelo, esses termos representam que José não alcança nada na vida, desde coisas menores até "utopia", por exemplo.
c) Porque o eu lírico parece cobrar de José um posicionamento ou uma ação, em especial com a pergunta reiterada ao longo do poema.
Respondido por Matheusieti
4

1) O autor utilizou elementos que dessem vida a sua caracterização, como por exemplo: a representação da partida do povo em uma noite fria, a luz apagada, ambos os elementos construídos com a intenção de nos dizer que a festa acabou.

O autor fala de algum momento histórico?

Sim, o fim da festa nos mostra a Segunda Guerra Mundial em sua fase mais alarmante, por volta do fim da década de trinta e metade da década de 40.

B) Vale notar que os personagens, incluindo José se mostra sem esperança a partir do acontecimento.

Mais sobre a segunda guerra mundial: https://brainly.com.br/tarefa/15136887

2) No texto o eu lírico retrata reações interessantes por parte dos personagens, onde podemos citar o chamado de José, ser tido como "duro" por não esboçar reações.

Como o autor utiliza esses elementos?

A) A partir da não reação de José;

B) Caracterizando o fim da festa onde as pessoas retornam para suas atividades normais, porém por se tratar de uma figura de linguagem, e, a realidade estar de fato acontecendo, José fica sem rumo em meio a essa fase de guerra;

C) A caracterização de José não ser reconhecido;

D) A associação de Jose a outros literários

Mais sobre poesias e criações literárias: https://brainly.com.br/tarefa/18328749

3) No texto, o autor nos passa um senso de solidão, onde José se apresenta como um indivíduo sem amigos, sem companheiras, sem hábitos como a bebida e o cigarro e o principal, sem felicidade.

Como o autor reforça esses sentimentos?

A partir da solidão, que é evidenciada pela desesperança e a não reação que José nos mostra perante os acontecimentos, a representação de José como um indivíduo que não alcança nada na vida, a cobrança de José a partir de um posicionamento e de ação onde a base para esse envolvimento está no poema como um todo.

Anexos:
Perguntas interessantes