Esse tema e as possíveis reflexões e discussões que ele suscita é atual e é preciso destacar que esses discursos convivem. Não podemos dizer que a religião suplantou as narrativas mitológicas, assim como não podemos afirmar que o discurso religioso tem se fragilizado diante do discurso científico. O convite dessa Situação de Aprendizagem tem o sentido de sensibilizar para reconhecer a especificidade de cada um desses discursos e narrativas e procurar estabelecer possibilidades de aproximações, rompimentos e até que ponto um não pode ser reconhecido sem o outro. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.
Levando em conta o fragmento anterior sobre a relação entre Filosofia, Mitologia e Religião, podemos afirmar que:
A) o discurso filosófico rompe radicalmente com a religião e com a narrativa mitológica.
B) as narrativas mitológicas são do tipo lógico- científico e, portanto, rompem com o discurso filosófico e religioso.
C) após o nascimento da filosofia na Grécia, o discurso religioso perdeu a importância, ficando restrito às narrativas mitológicas.
D) filosofia, mitologia e religião apresentam formas distintas de respostar para as questões do mundo natural e sobre os homens.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra D
Mitologia, religião e filósofia tem o mesmo propósito: responder as perguntas sobre a physis ou sobre a realidade no geral. A única diferença entre eles é que a mitologia e a religião usam do sobrenatural para responder essas perguntas enquanto a filosofia usa da razão.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás