Pedagogia, perguntado por MarcoRios, 8 meses atrás

1) Mortatti (2004) afirma que: Letramento está diretamente relacionado à língua escrita e seu lugar, suas funções e seus usos nas sociedades letradas ou, mais especificamente, grafocêntricas, isto é, sociedades organizadas em torno de um sistema de escrita e em que esta, sobretudo por meio do texto escrito e impresso, assume importância central na vida das pessoas e em suas relações com os outros e com o mundo em que vivem.
Nessa perspectiva, podemos entender que a prática de leitura e escrita estão presentes em qual situação? Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a) Desde a primeira etapa do ensino fundamental, pois a escola insere no seu currículo do primeiro ano as práticas iniciais de alfabetização.

b) Nos contextos de interação do sujeito, já que numa sociedade letrada, a escrita se consolida como meio comunicacional desde a mais tenra infância - CORRETO
c) Em grupos sociais economicamente favorecidos.
d) Em contextos estritamente escolares.
e) Na contexto escolar da educação infantil.

2) “Ao não reconhecer a verdadeira diversidade do português falado no Brasil, a escola tenta impor sua norma linguística como se ele fosse, de fato, a língua comum a todos os 160 milhões de brasileiros, independentemente de sua idade, de sua origem geográfica, de sua situação socioeconômica, de seu grau de escolarização, etc.” (BAGNO, 2004, p. 15).

Marcos Bagno critica a incorporação pela escola de normas linguísticas estritas, sem levar em consideração as variedades linguísticas presentes no contexto brasileiro. Diante dessa análise, a escola deve ser um espaço de:

Alternativas:
a) Aprendizagem da norma culta.
b) Valorização de contextos ortográficos em detrimento da oralidade.
c) Pesquisa e práticas pedagógicas somente dos contextos com os quais os alunos já estão familiarizados.
d) Acolhida e interação das diferentes possibilidades de utilização das variedades linguísticas. CORRETO
e) Reconstrução da linguagem apresentada pelos sujeitos.

3) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas”. (BRASIL, 1998).

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 69-70).
Conforme a orientação dos PCNs, o professor, no trabalho com a leitura de textos, deve favorecer:

I. a elaboração e reelaboração de informações extratextuais.
II. a avaliação das informações que vão sendo apresentadas no texto.
III. a desvalorização dos elementos culturais construídos no âmbito familiar.
IV. a negação de informações vindas do texto.

Em relação ao contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Alternativas:
a) I e II. CORRETA
b) I e IV.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

4) Durante os últimos anos, a crítica ao ensino da língua portuguesa centrado em tópicos de gramática escolar e as alternativas teóricas apresentadas pelos estudos linguísticos, principalmente no que se refere à consciência dos fenômenos enunciativos e à análise tipológica dos textos, permitiram uma visão muito mais funcional da língua, o que provocou alterações nas práticas escolares, representando, em alguns casos, o abandono do tratamento dos aspectos gramaticais e da reflexão sistemática sobre aspectos discursivos do funcionamento da linguagem. Para ampliar a competência discursiva dos alunos, no entanto, a criação de contextos efetivos de uso da linguagem é condição necessária, porém não suficiente, sobretudo no que se refere ao domínio pleno da modalidade escrita.

A partir do excerto retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), podemos entender que:

Alternativas:
a) Os estudiosos da Língua Portuguesa indicam que o ensino da gramática deve ser
substituído pelo trabalho com gêneros textuais.
b) Para que os alunos dominem plenamente a língua escrita, devem primeiramente dominar as habilidades gramaticais.
c) Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em última instância, indicam a renúncia dos aspectos envolvendo os contextos gramaticais.
d) Os gêneros textuais devem ser vivenciados na primeira etapa do ensino fundamental e a gramática deve ser objeto de estudo na segunda etapa.
e) Os gêneros textuais, assim como a gramática, são extremamente relevantes e necessários na constituição de aprendizagens envolvendo a língua. CORRETO

CORRIGIDO PELA AVA

Soluções para a tarefa

Respondido por Gnomx
8

Resposta:

Adg4 - Aprendizagem da Língua Portuguesa 2021

1b,2d,3a,4e

Explicação:

Perguntas interessantes