são exemplos de carboidratos: aminoácidos e glicose.
amido e sacarose.
vitamina A e vitamina C.
amido e vitamina C.
Soluções para a tarefa
Resposta:
-carboidratos: arroz, macarrão, pão, doces, frutas
-aminoácidos: carne bovina, carne suína, aves, peixes e ovos
-glicose: frutas, xarope de milho, batata, mandioca
-amido: milho, trigo, arroz, batata, mandioca.
-sacarose: cana-de-açúcar, beterraba, açúcar
-vitamina A: fígado bovino, cenoura, brócolis
-vitamina C: laranja, goji berry, acerola, kiwi, goiaba, couve e o brócolis.
Explicação:
*carboidratos
São os macronutrientes responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo. Ocupam a base da pirâmide alimentar, e são divididos em dois tipo, os complexos e os simples. Ambos se diferem pela proporção de liberação de glicose na corrente sanguínea. Os complexos liberam glicose de forma gradativa, fazendo com que a energia liberada seja utilizada e armazenada corretamente, sem que haja excessos. Os simples liberam uma grande quantidade de glicose e de forma rápida, assim nem sempre o nosso organismo consegue utilizar e armazenar da maneira correta. Sendo assim, ocorre excesso de glicose na corrente sanguínea, direcionando-a para o tecido adiposo, em forma de gordura.
*aminoácidos
São substâncias orgânicas que apresentam em sua constituição dois grupos funcionais diferentes: uma carboxila e um amino. Um aminoácido é referido como α-aminoácido. A união de dois ou mais α-aminoácidos leva à formação das proteínas. Existem 20 α-aminoácido comuns, desses aminoácidos, o organismo humano não consegue sintetizar nove deles: histidina, lisina, leucina, metionina, isoleucina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Por isso, são chamados de aminoácidos essenciais e devem ser são obtidos na alimentação. Os outros 11 são produzidos pelo próprio organismo, são aminoácidos não essenciais (alanina, arginina, aspartato, asparagina, cisteína, fenilalanina, glicina, glutamato, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, tirosina, treonina, triptofano e valina). Nos alimentos, os aminoácidos estão presentes na forma de proteínas.
*glicose
É um monossacarídeo, e se encaixa no grupo dos carboidratos. As células usam como fonte de energia. É um cristal sólido de sabor adocicado, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Junto com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose, lactose e maltose.
*amido
É um homopolissacarídeo, sua molécula é constituída de repetições de um único monômero. Ele é um carboidrato de reserva energética nos tecidos vegetais. A digestão do amido se inicia na boca. Com a mastigação, há liberação da enzima α-amilase, presente na saliva. Ela catalisará a hidrólise nas ligações glicosídicas da amilose, resultando em maltose, glicose e amilopectina.
*sacarose
É um sólido cristalino à temperatura ambiente, que se dissolve em água e possui sabor doce. A glicose e a frutose são carboidratos ou glicídios, classificados como oses e não sofrem hidrólise. A sacarose é um osídio, pois pode sofrer hidrólise. Ela é um dissacarídeo, pois, ao reagir com a água, forma duas moléculas de oses, que são exatamente a glicose e a frutose. Visto que essa é a reação inversa de sua formação, o resultado da mistura de glicose e frutose é denominado açúcar invertido.
*vitamina A
A vitamina A escolhe alimentos de cores vivas para se alojar, tem funções muito importantes no corpo, dentre elas, a melhora na visão, auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular. Tem ação antioxidante. A ausência da vitamina pode ocorrer pela falta de alimentos na dieta das pessoas, o que pode causar a cegueira noturna, a qual, se não for tratada, pode provocar lesões na córnea e deixar a pessoa cega. Além desta consequência, o sistema imunológico na infância pode ser afetado e assim levar à morte por infecções.
Deve-se atentar para medida certa, tendo a quantidade calculada pela idade e necessidade de cada pessoa. O excesso de vitamina A pode causar, pele seca, dores no osso e articulação, tontura, queda de cabelo, etc.
*vitamina C
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, é solúvel em água. Não pode ser sintetizada pelos seres humanos e a única maneira de obtê-la é pela alimentação. Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. Conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.