1- Leia o texto a seguir, que remete ao debate sobre questões de gênero. “Quando surgem casos, principalmente com pessoas famosas, que chegam aos jornais, é que a sociedade efetivamente se dá conta de que aquilo acontece cotidianamente e não sai nos jornais. As mulheres são violentadas, são subjugadas cotidianamente [...]”, afirmou a ministra. [...] “Eliza morreu porque contrariou um homem que achou que lhe deveria impor um castigo. Ela morreu como morrem tantas outras quando rompem relacionamentos violentos”, disse a ministra Nilcéia freire. “A violência contra as mulheres é diária” se, diz ministra, Agência Brasil, Brasília, 11 jul. 2010. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
A) Questões de gênero são definidas a partir da classe social, razão pela qual são mais presentes nas camadas populares do que entre as elites
B) As identidades sociais masculina e feminina são configuradas a partir de características biológicas imutáveis presentes em cada um
C) As diferenças de gênero são determinadas no terreno econômico, daí o fato de serem produto da sociedade capitalista
D) As experiências socialistas do século XX demonstram que nelas as questões de gênero são resolvidas de modo a estabelecer a igualdade real entre homens e mulheres
E) As relações de gênero são construídas socialmente e favorecem, nas condições históricas atuais, a dominação masculina.
2- "O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País". Disponível em:
A) Homofobia
B) Identidade de gênero
C) negação da heterosexualidade
D) reconhecimento da diferença
E) destruição da família
3 - O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc.HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011 (adaptado). A questão do espaço privado, doméstico, como destino natural de mulheres, especialmente as mulheres brancas, foi uma defesa:
A) Do patriarcado e do Sistema Capitalista
B) Das mulheres brancas que não queriam trabalhar
C) Das mulheres que desejam cuidar da casa
D) Dos homens que queriam que as mulheres ganhassem dinheiro
E) Dos políticos que tinham receio do desmantelo familiar
4- Fala-se muito de emancipação intelectual e financeira, mas negligencia-se, em certa medida, as questões emocionais como elementos importantes na vida humana. As associações afetivas que fazemos têm, ao menos para grande parte das pessoas, um peso relevante na vida cotidiana. Relacionamentos abusivos, marcadamente tóxicos, costumam marcar negativamente a vida de mulheres por representarem ideias de submissão e renúncia próprias da ideologia patriarcal. Este fenômeno que vem se reproduzindo há séculos é um tipo:
A) De violência de gênero
B) De queixa infundada dos movimentos feministas
C) De exagero para justificar pautas feministas
D) Desconstrução de valores religiosos importantes numa relação de casal
E) Invasão na vida de casal. Ninguém deve interferir
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
só sei a 3 é a (B) boa sorte
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás