1. Leia o texto a seguir, que aborda a Constituição de 1891. Depois, responda ás questões.
[...]
Sendo função social antes que direito, o voto era concedido áqueles a quem a sociedade julgava poder confiar a sua preservação. No Império, como na República, foram excluídos os pobres (seja pela renda, seja pela exigência da alfabetização), os mendigos, as mulheres, os menores de idade, [os] praças de pré, os membros de ordens religiosas. Ficava fora da sociedade política a grande maioria da população. [...]
Algumas mudanças, como a eliminação do Poder Moderador, do Senado vitalício e do Conselho de Estado e a introdução do Federalismo, tinham sem dúvida inspiração democratizante na medida em que buscavam desconcentrar o exercício do poder. Mas, não vindo acompanhadas por expansão significativa da cidadania política, resultaram em entregar o governo mais diretamente aos setores dominantes, tanto rurais quanto urbanos
QUESTÕES:
a) De acordo com o texto, quais setores da população ficaram sem o direito de participação política?
b) Quais mudanças propostas pela Constituição o autor do texto considera "inspiração democratizante"?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) os pobres, os mendigos, as mulheres, os menores de idade, as praças de pré e os membros de ordens religiosas
b) a eliminação do poder moderador, do senado vitalício, do conselho de Estado e a introdução do Federalismo
de nada '-'
a) De acordo como o texto que trata da Constituição de 1891, os pobres, mendigos, mulheres, menores de idade e os membros de ordens religiosas eram partes dos setores da população que ficaram sem o direito de participação política, ou seja, a maioria.
b) A eliminação do Poder Moderador, do Senado vitalício e do Conselho de Estado eram as mudanças consideradas aspirantes da democracia, juntamente à introdução do Federalismo, pois, de forma inédita, o poder seria descentralizado.
Constituição de 1891
Sendo esta a primeira constituição do Brasil República, instituiu inovações que a diferiram dos documentos vigentes na fase monárquica do Brasil, onde havia uma tentativa inédita de dividir o poder, antes concentrado na mão de um governante, entre várias instâncias que se responsabilizariam por um nível de ordem específico, a exemplo das unidades federativas.
Apesar dos avanços, nem todos os brasileiros estavam inclusos na participação política, mas recebiam a nomeação de cidadãos independentemente das posses registradas.
Aprenda mais sobre a Constituição de 1891: brainly.com.br/tarefa/3075786
#SPJ2