1- Leia o texto a seguir.
A África é considerada o berço da humanidade da civilização pois tem sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo ao norte predominam que se chama África Branca e ao sul que chama da África Negra no continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes e o número de conflitos políticos e étnicos que acarretaram longo do tempo crises sociais econômicas ambientais e culturais.
Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos circos naturais e ao mesmo tempo acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente os produtos alimentícios tem um enorme peso nas exportações africanas gerando o défice ou déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores, o processo colonial, climáticos, políticos,econômicos, agrícolas etc.
a) quais os critérios utilizados para classificar a África em branca e negra e registre no espaço disponível
b) de acordo com seus conhecimentos e o texto acima comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.
c) quais são os dados sobre a segurança alimentícia do continente africano e registre as principais ideias no espaço disponível.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
a) Os critérios utilizados para classificar a África em branca e negra são:
aspectos étnicos e culturais e o processo de colonização.
Na África Branca (setentrional ou do Norte), predominam povos de origem caucasóide e de origem árabe e de religião islâmica. E há maior desenvolvimento econômico e social.
Na África Negra (subsaariana ou Meridional ou Sul), predominam povos negróides. E há menor desenvolvimento econômico e social.
b) Os países desenvolvidos da Europa exploraram os recursos naturais da África e desenvolveram muito pouco a região, pois grande parte da riqueza não ficava no continente. Assim, aumentou-se as desigualdades sociais, visto que a riqueza ficava concentrada nas mãos de poucas pessoas.
c) Os dados sobre a segurança alimentícia do continente africano são de que há uma escassez de alimentos, geradas por fatores climáticos, políticos, econômicos, agrícolas.