1)
Leia a seguir, trecho do texto da filósofa Hannah Arendt sobre as práticas do comandante logístico do Reich, Adolf Karl Eichmann, acusado de crimes contra a humanidade: “Os feitos eram monstruosos, mas o executante (...) era ordinário, comum, e nem demoníaco nem monstruoso.”
Acerca do conceito de "banalidade do mal" de Hannah Arendt podemos dizer:
I) O mal não é uma entidade metafísica.
PORQUE
II) ele parte das pessoas mais comuns da sociedade.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)
Explicação:
Ambas são proposições verdadeiras e a II justificativa corretamente a proposição I.
( V ) Um dos racismos que Oruka combateu foi aquele da hegemonia do pensamento Ocidental.
( F ) Oruka falou muito da necropolítica
( V ) A oralidade foi componente essencial da sabedoria africana.
Resposta:
1) Leia a seguir, trecho do texto da filósofa Hannah Arendt sobre as práticas do comandante logístico do Reich, Adolf Karl Eichmann, acusado de crimes contra a humanidade: “Os feitos eram monstruosos, mas o executante (...) era ordinário, comum, e nem demoníaco nem monstruoso.”
Acerca do conceito de "banalidade do mal" de Hannah Arendt podemos dizer:
I) O mal não é uma entidade metafísica.
PORQUE
II) ele parte das pessoas mais comuns da sociedade.
Resposta : c ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2)
Leia o texto abaixo de Hannah Arendt sobre o Holocausto:
"Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal."
Dentre os conceitos desenvolvidos por Hannah Arendt, um de grande importância é o de "banalidade do mal". Sobre ela podemos dizer que:
I) O mal e a violência são atos e práticas de pessoas comuns, que muitas vezes normalizam a violência como algo costumeiro.
PORQUE
II) O mal complexo já estava enraizado na alma dessas pessoas comuns.
Resposta : d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3) Leia o trecho abaixo:
"Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hannah Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção”.
Acerca do Totalitarismo definido e criticado por Hannah Arendt leia as assertivas a seguir:
I) Os regimes totalitários nascem em dependência das massas.
PORQUE
II) eles têm origem, primeiramente, numa base frustrada da população, se desenvolve através de bandeiras nacionalistas, xenófobas, que apontam sempre no “outro” a origem de todos os problemas.
Resposta : a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
4)
Leia o trecho abaixo:
"As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores [...]. Vós podeis negar; qualquer um pode negar que há mais justiça, mais ordem material e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou?"
Acerca da obra de Henry Odera Oruka e o pensamento africano assinale V para verdadeiro e F para Falso.
( V ) Oruka apresenta a ideia de uma Filosofia Africana
( V ) Um dos racismos que Oruka combateu foi aquele da hegemonia do pensamento Ocidental.
( F ) Oruka falou muito da necropolítica
( V ) A oralidade foi componente essencial da sabedoria africana.
Resposta : b) V, V, F, V.