1 — (IFCE) O fenômeno das “florações de cianobactérias”, nos ambientes aquáticos de abastecimento, tem causado grande preocupação em razão da natureza neurotóxica e hepatotóxica de certas cianobactérias que, em geral, proliferam nos mananciais eutrofizados, como consequência do excesso de nutrientes presentes nas águas e das condições ambientais próprias. Considere o exposto e responda: a) Que são cianobactérias? A que reino pertence este grupo de organismos? b) Como esses organismos se classificam do ponto de vista nutricional?
Soluções para a tarefa
a) As cianobactérias são bactérias que possuem a capacidade de realizar fotossíntese, apesar de não possuírem cloroplastos. Pertencem ao Reino Monera.
b) São seres autotróficos, por serem capazes de produzir seu próprio alimento.
c) Por serem procariontes, não apresentam núcleo compartimentalizado, estando o mesmo disperso no citoplasma. Além disso, como são fotossintetizantes, porém sem apresentar os cloroplastos, possuem uma clorofila específica (tipo a) que encontra-se dispersa em dois locais: hialoplasma e lamelas.
a) As cianobactérias também são chamadas de algas azuis. Elas são microorganismos procariontes (possuem um núcleo desorganizado), que podem realizar fotossíntese, e são pertencentes ao reino monera. Assim, a sua estrutura celular corresponde a estrutura das bactérias.
b) De acordo com o ponto de vista nutricional, as cianobactérias conseguem produzir o seu próprio alimento, sendo assim, seres autótrofos. Isso se devido ao fato de seres capazes de realizar fotossíntese.
Espero ter ajudado, bons estudos :)