1 - Formas alternativas de financiar o déficit público são o aumento da dívida líquida do governo ou a diminuição da base monetária. (Falso, verdadeiro ou incerto? Justifique a resposta)
2 - Visite o sítio do Instituto de Políticas Aplicadas (IPEA) e, na aba “Macroeconômico” escolha “Sinopse macroeconômica”. Na tabela, procure os dados sobre Finanças Públicas. Se você clicar sobre os títulos de cada linha de dados, terá acesso a gráficos que mostram a trajetória de anos recentes da dívida pública, do superávit primário (necessidades de financiamento – conceito primário) e do déficit nominal (necessidades de financiamento – conceito nominal), todos em relação ao PIB. Descreva as tendências de cada variável e avalie as perspectivas de o setor público brasileiro estar com suas contas sob controle.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Questão 1
A afirmativa é falsa.
Quando o governo de um país gasta mais do que arrecada, existe o déficit público. Já a situação contrária, de maior arrecadação do que gastos, constitui o superávit fiscal.
Para contornar a situação de déficit público, o que ocorre normalmente é a maior arrecadação de impostos, ou um empréstimo (aumento da dívida líquida). Uma das consequências do déficit é a variação monetária, não uma das formas de combatê-lo.
Questão 2
Não existe a opção de “sinopse macroeconômica” no sítio do IPEA.
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás