Física, perguntado por rafaelaribeirodossan, 7 meses atrás

1) (Fatec-SP- adaptada) Certa vez um motorista conduzia seu automóvel de massa 1500 kg, e trafegando em linha reta, com velocidade constante de 108 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista. Transcorreu 1 s entre o momento em que o motorista avistou a carreta e o momento em que acionou o sistema de freios para iniciar a frenagem, com desaceleração constante igual a 10 m/s2. Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era *

a) menor do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força de atrito a de maior intensidade.
b) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.
c) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam no mesmo sentido com intensidades iguais.
d) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.


Jader123: d) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.

Soluções para a tarefa

Respondido por guicolaco1
22

Resposta:

1- D: nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.

2-D: 90N

Explicação:

fiz no class ta certa

Respondido por vchinchilla22
4

Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais eram: Alternativa D:

  • Nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.

De acordo com a primeira Lei de Newton, um corpo permanece com velocidade constante ou em movimento retilíneo e uniforme se nenhuma força atuar sobre ele ou atuam forças cuja resultante é nula.

Então, neste caso temos que existem forças que agem sobre esse automóvel que são: a força aplicada pelo motor e a força de atrito, más ambas possuem a mesma intensidade e direção, porém vão em sentidos opostos.

Dessa forma, dado que a velocidade é constante e as forças resultantes que atuam nele são nulas, a intensidade da resultante das forças horizontais será nula.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/35250687

Anexos:
Perguntas interessantes