Português, perguntado por Dudinhaschades, 2 meses atrás

1. Existe relação entre a ideia expressa pela palavra "passatempo" e aquela expressa por "o tempo passa"? Justifique sua resposta.
2. A que as pessoas costumam se referir com a expressão "bons tempos"?
3. Qual é a definição do termo "lembrança"? Como o termo se formou? 4. Segundo o gato, qual é a condição para que "lembranças virem bons tempos"? De que maneira a imagem do gato Blue dialoga com a fala dele? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por 4leph
19

Em relação à tarefa, depois de analisar a tirinha do Gato Blue, temos que dentro do contexto da tirinha, a primeira parte de cada resposta é:

1 - Sim, existe uma relação semântica entre as expressões o tempo passa e passatempo. 2 - A expressão bons tempos serve para se referir a todo aquele tempo que não é o do agora, pois o agora é diferente do passado "que era bom", quase sempre idealizado. 3 - Fora da tira, a palavra lembrança tem o sentido da ação ou efeito de lembrar (se) de , é uma faculdade da memória inerente à maioria dos seres humanos e comprovadamente de algumas outras espécies. 4- Para as lembranças virarem bons tempos, como o exposto em 3, e não idealizações de um passado que nunca existiu, como foi exposto em 2, é necessário viver o momento, como exposto em 1.

Análise da tira do gato Blue

Na pergunta um, a justificativa é que enquanto o tempo cronológico não para ( o tempo passa ), o gato usufrui o momento do agora, o já ( o tempo "para" ), que é o seu passatempo.

Na pergunta dois, devemos lembrar que os bons tempos são relativos para cada geração:

  • Para minha geração, os bons tempos eram os 70 e 80.
  • Para a de meus pais, os bons tempos eram os 50 e 60.
  • Para a sua... depende de sua idade e de sua classe social.
  • Sempre será no passado, e quase sempre idealizado - só lembramos do que achamos que era bom, e esquecemos o restante.

Tomemos a década de 80 como bons tempos, por exemplo.

Eram bons tempos quando se morria de HIV, quando a pobreza assolava o país e a inflação estava nas alturas, além da instabilidade política de fim de ditadura militar? Obviamente que não. Ou seja, bons tempos não existem de forma universal, são relativos e mudam de acordo com o sujeito e o tempo e situação social e cronológica em que ele está.

Na pergunta três, a origem do termo lembrança é latina, pois nossa língua é uma das muitas que deriva do Latim Vulgar, falado pela porção não-letrada dos povos conquistadas pelo Império Romano.

A palavra deriva de memorare, ou seja, recordar. Até hoje usamos uma expressão muito parecida da original, tanto em sentido quanto em forma: memorável → aquilo que foi bom, que foi marcante, que não se esquece; que é diferente de uma lembrança, porque temos muitas lembranças:

  • Lembramos que tivemos um acidente.
  • Lembramos que tivemos uma conversa casual.
  • Lembramos que lemos uma resposta boa no Brainly.
  • Lembramos que passamos por um vexame.

Quantas destas lembranças são memoráveis? Nem todas as lembranças são memoráveis, compreendeu? A palavra mudou de forma e assumiu outros sentidos.

Por fim, retomando o exposto em 3, 2 e 1 fica mais simples entender a resposta da quarta questão, a maneira que a imagem do gato Blue dialoga com a fala dele: Vivendo o momento, o Gato Blue terá realmente boas lembranças de bons tempos, não de forma saudosista e idealizada, mas sim, felizes, lembranças de quem realmente cumpriu seu papel e viveu o que podia e lhe cabia no momento em que estava.

A imagem do gato na tira dialoga com sua fala porque mesmo se olhada brevemente e sem atenção é a imagem de quem está refletindo em paz.

Com um olhar mais atento, porém, podemos ver que sua imagem também remete à exata posição da Grande Esfinge de Gizé, símbolo da eternidade e da reflexão, que resistiu aos milênios, sempre na mesma posição há quase 5000 anos, sempre refletindo, sempre observando e sempre calada, e que assim continuará, mesmo que o tempo passe.

Até mesmo na posição da cauda do gato e da esfinge a intenção do autor se faz evidente, e é um excelente exemplo de uma composição artística que aparenta ser simples, mas que é muito simbólica.

Para mais dicas sobre interpretação de textos imagéticos, visite este link: https://brainly.com.br/tarefa/35722907

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes