1. Esse número de jovens grávidas tem haver com estrutura familiar? Explique.
2. De que forma a família pode intervir nessas situações?
3. Que tipo de ajuda essas jovens precisam durante a gestação?
4. Na sua opinião quem é o responsável pela gravidez?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vou explicar!
Explicação:
3- Na maior parte das vezes sim. Pode não ser uma regra, mas para a maioria dos adolescentes ter uma família estruturada funciona como ponto de equilíbrio. Quando ocorrem problemas frequentes existe uma necessidade de fórmula de escape, progredindo assim para soluções que os tiram de zona de conforto e procurando algo que não os lembre dos problemas ou até mesmo que chame atenção de sua família.
4- Pode parecer que não, mas a grande maioria dos adolescentes gostam de terem atenção de sues familiares. Isso é considerado uma prova de amor, que se importa com o que ele sente. No caso das meninas, os pais demonstrarem apoio e não só apresentar surto ao descobrir uma gravidez precoce. Pois há diversos jeitos de intervir.
Entre eles, educação sexual explicando que não é correto antes da menoridade.
5- Acolhimento de seus familiares e pessoas próximas. Há várias formas de evitar, mas ao descobrir uma gravidez precoce não adianta os pais baterem, humilharem. A verdadeira coisa correta é mostrar que ela errou, mas não está sozinha por esse motivo.
6- Depende bastante da idade e da situação. Antes dos 14 anos é considerado estupro de vulnerável de acordo com a lei brasileira. Logo, os pais assumem responsabilidade, pois seria uma criança cuidando de outra.
Em caso de 16, 17, acima, já acredito que tenha mais autonomia para arcar com suas escolhas. Mas é papel dos pais dividir responsabilidade.
Espero ter ajudado, sz