1. (Enem 2014 Adapatada) A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:
A) Justificar a dominação estamental, isto é, a organização desigual da sociedade em estamentos (clero, nobreza e servos) e desestimular revoltas camponesas.
B) Subverter a hierarquia social, isto é, estimular a crítica ao modelo estamental de sociedade e valorizar a centralização monárquica.
C) Impedir a igualdade jurídica, ou em outras palavras, limitar o acesso de todos aos mesmos direitos e estimular as revoluções burguesas.
D) Questionar a ordem divina mostrando aos camponeses que eles não deveriam pagar impostos e valorizar a ação do clero na Reforma Católica.
2. A imagem e o trecho do texto se referem:
A) A cerimônia de homenagem e o juramento de fidelidade de um vassalo a seu senhor, ambos membros da nobreza. Os laços de fidelidade e dependência eram a base do sistema feudal.
B) A cerimônia de investidura em que os vassalos recebiam das mãos do rei uma coroa que significava o direito de explorar o feudo durante toda sua vida.
C) A cerimônia de coroação. À exemplo do que ocorreu no Natal de 800. Era comum na Idade Média os suseranos serem coroados pelos seus vassalos.
D) A cerimônia de imposição das mãos na qual os clérigos recebiam das mãos do Papa o direito de administrar suas paróquias, liderar os exércitos e explorar economicamente a terra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)A) Justificar a dominação estamental, isto é, a organização desigual da sociedade em estamentos (clero, nobreza e servos) e desestimular revoltas camponesas./Aldaberon de Laon é um bispo (elemento do clero) que pretende, com suas palavras, mostrar que a organização da sociedade em três estamentos desiguais é algo divino e que não deve ser contestada.
2)A) A cerimônia de homenagem e o juramento de fidelidade de um vassalo a seu senhor, ambos membros da nobreza. Os laços de fidelidade e dependência eram a base do sistema feudal./A cerimônia de homenagem e o juramento de fidelidade de um vassalo a seu senhor, ambos membros da nobreza. Os laços de fidelidade e dependência eram a base do sistema feudal. A figura do senhor é maior do que a do vassalo e muito maior do que a do servidor); a posição do corpo (o senhor sentado e o vassalo, curvado); o gesto feito com as mãos (as mãos do senhor estão envolvendo as do vassalo); tudo isso é indicativo da hierarquia entre eles.
Explicação:
1)a 2)a espero ter ajudado!
1) A alternativa correta que apresenta o objetivo da ideologia referida e um processo que a ela se opôs é a letra A)
2) A imagem e o trecho do texto se referem ao que está apontado na letra A)
1) A ideologia apresentada por Adalberon de Laon disserta sobre o estamento social da Idade Média, que era dividido da seguinte maneira: Clero (Igreja) no ponto mais alto, a Nobreza logo atrás, e os camponeses, que representavam a extensa maioria da sociedade, na base.
Os camponeses é que se encarregavam de pagar os tributos, sustentando a Nobreza e o Clero. Essa dominação estatal era justificada pelas proposições religiosas das classes superiores.
A revolta por parte dos camponeses se deu quando estes se cansaram dos altos impostos cobrados e do alto controle que se tinha sobre eles.
2) A imagem e o trecho disponibilizados se referem à cerimônia de vassalagem, onde o vassalo homenageava seu suserano. Os vassalos eram quem recebiam doações de terras por parte dos suseranos.
Nessa cerimônia o vassalo ficava de joelhos enquanto jurava ser fiel ao suserano, ao mesmo tempo em que pegava em suas mãos.
Eram as relações de suserania e vassalagem que serviam como base no Feudalismo. Além de homenagens, os vassalos prestavam serviço militar e deviam metade de suas colheitas aos senhores feudais.
Veja mais sobre a relação de suserania e vassalagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/42568568