1. (Enem, 2007 – Adaptado) A partir do texto acima, assinale a opção correta. * 1 ponto a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio. b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória. c) A guerra do Yom Kippur ocorreu quando, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel. d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU Em 1947 foi aprovado o plano de partilha da Palestina pela Organização das Nações Unidas (ONU), que previa a criação de dois estados independentes: um judeu e outro palestino, o que gerou o início de intensos e constantes conflitos. I. Desde a criação do Estado de Israel em 1967, o conflito foi marcado por alguns poucos confrontos, sendo características principal a paz e o diálogo intenso entre Arabes e Judeus, o que tem garantido avanço nas negociações e respeito aos direitos adquiridos. II. Em função dos conflitos, mais de um milhão de palestinos se encontram, atualmente, refugiados em outros países do Oriente Médio, como Líbano, Síria e Jordânia. III. Apesar do apoio da maior parte das populações israelense e palestina pela paz, e dos vários acordos assinados entre os seus líderes, somente com a intervenção de países pacíficos como o Brasil e o Chile, é que as negociações tiveram significativo progresso. IV. Um dos maiores obstáculos aos acordos de paz é o fundamentalismo de alguns grupos, tanto israelenses quanto palestinos. Os nacionalistas radicais israelenses defendem a criação da "Grande Israel", que ocuparia toda a Palestina. Os radicais palestinos, por sua vez, são contrários à existência do Estado judeu. 2. (Unespar) Sobre os conflitos árabe-israelenses é correto afirmar que: * 1 ponto a) I, II e III estão corretas; b) II, III e IV estão corretas; c) I e IV estão corretas; d) II e IV estão corretas;
Ludiel1618:
1-b 2-d
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Alternativa correta é a D
Respondido por
2
A partir do texto, podemos concluir que Israel obteve uma rápida vitória na terceira guerra árabe-israelense. As alternativas corretas são as número II e IV. Assim, as alternativas corretas são a letra b) e a letra d).
Para a questão 1, analisando as alternativas, e relacionando com o que é dito no texto, temos:
- a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio. Correto? Não. Por quê? De acordo com o texto, a guerra teve origem a partir da recusa árabe pela decisão da ONU.
- b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória. Correto? Sim. Por quê? Como é dito no texto, a guerra durou apenas 6 dias.
- c) A guerra do Yom Kippur ocorreu quando, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel. Correto? Não. Por quê? A guerra do Yom Kippur ocorreu em 1973, durou cerca de duas semanas, e foi causada por uma invasão árabe surpresa ao estado de Israel.
- d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU. Correto? Não. Por quê? Após a vitória na segunda guerra, em 1956, Israel passou a controlar a Península do Sinai.
Assim, a alternativa correta é a letra b).
Para a questão 2, vamos analisar as afirmações:
- I. Desde a criação do Estado de Israel em 1967, o conflito foi marcado por alguns poucos confrontos, sendo características principal a paz e o diálogo intenso entre Arabes e Judeus, o que tem garantido avanço nas negociações e respeito aos direitos adquiridos. Correto? Não. Por quê? O estado de Israel foi criado em 1948, e, desde então, trava uma guerra incessante com os Arabes.
- II. Em função dos conflitos, mais de um milhão de palestinos se encontram, atualmente, refugiados em outros países do Oriente Médio, como Líbano, Síria e Jordânia. Correto? Sim. Por quê? Devido aos conflitos, muitas pessoas escolheram procurar refúgio em outros lugares fora da zona de conflito.
- III. Apesar do apoio da maior parte das populações israelense e palestina pela paz, e dos vários acordos assinados entre os seus líderes, somente com a intervenção de países pacíficos como o Brasil e o Chile, é que as negociações tiveram significativo progresso. Correto? Não. Por quê? Não é consenso entre a população que a paz é desejada, pois cada uma defende seus ideais de forma extrema.
- IV. Um dos maiores obstáculos aos acordos de paz é o fundamentalismo de alguns grupos, tanto israelenses quanto palestinos. Os nacionalistas radicais israelenses defendem a criação da “Grande Israel”, que ocuparia toda a Palestina. Os radicais palestinos, por sua vez, são contrários à existência do Estado judeu. Correto? Sim. Por quê? Cada nação defende seus ideais até o fim, defendendo sua causa sem pensar nas consequências aos civis de cada país.
Assim, a alternativa correta é a letra d) I e IV estão corretas.
Para aprender mais sobre o Oriente Médio, acesse https://brainly.com.br/tarefa/11540841
Anexos:
Perguntas interessantes
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás