1. É interessante comparar as ideias de Winnicott acerca do brincar com a descrição do “jogo simbólico” de Piaget: Obrigado a se adaptar constantemente a um mundo social de pessoas mais velhas, cujos interesses e regras permanecem externos a ela e um mundo físico que só compreende ligeiramente, a criança não consegue como nós, adultos, satisfazer as necessidades afetivas e até intelectuais de sua personalidade por meio destas adaptações. Portanto, é indispensável ao seu equilíbrio afetivo e intelectual que ela tenha disponível para si uma área de atividade cujo motivo não seja a adaptação à realidade, mas, ao contrário, a assimilação da realidade ao eu, sem coerções nem sanções. Uma destas áreas é o jogo, que transforma a realidade mediante a assimilação às necessidades do eu, ao passo que a imitação (quando constitui um fim em si próprio) é acomodação aos modelos externos. Assim, é correto afirmar que:
Piaget e Winnicott aqui, não possuem nenhuma conexão, pois para Piaget o jogo simbólico da criança é transportado para o mundo adulto apenas no sonho e para Winnicott, o o sonho não faz parte de “toda a existência vivencial do homem”.
Piaget e Winnicott aqui, se aproximam muito; não obstante se, para Piaget, o jogo simbólico da criança é transportado para o mundo adulto apenas no sonho, para Winnicott, o próprio brincar é a base para “toda a existência vivencial do homem”.
Nem Piaget nem Winnicott se debruçaram em pesquisas que detalhassem o brincar como parte do desenvolvimento simbólico da criança.
Piaget e Winnicott não tratam desse assunto sob a mesma perspectiva, pois para Piaget, o jogo simbólico da criança é similar ao do adulto apenas no sonho e para Winnicott, o próprio brincar é a base para “toda a existência vivencial do homem”.
Piaget e Winnicott se contradizem em todos os sentidos, uma vez que para Piaget o jogo simbólico da criança é transportado para o mundo adulto apenas no sonho e para Winnicott, a existência vivencial do homem não pode ser pautada pelo sonho.
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Piaget e Winnicott aqui, se aproximam muito; não obstante se, para Piaget, o jogo simbólico da criança é transportado para o mundo adulto apenas no sonho, para Winnicott, o próprio brincar é a base para “toda a existência vivencial do homem”.
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