História, perguntado por Raissss, 1 ano atrás

até os anos 1990 acreditava-se que os povos de origem mongolóide havia chegado ao continente americano aproximadamente 11,4 mil anos,pelo estreito de Bering.Na década de 1990 porém alguns cientistas formularam novas hipóteses sobre como e quando ocorreu o início do povoamento na América.De acordo com o capítulo o que justificaria essas novas hipóteses?

Soluções para a tarefa

Respondido por nandaf03
368
Até o fim da década de 1990, a maior parte dos cientistas acreditava que a América havia sido povoada apenas por pessoas de origem mongoloide. Essas pessoas teriam atravessado a pé a "ponte" entre dois continentes.

Espero ter ajudado!!
Bjuussss
Respondido por elamambretti
51

A Teoria do Povoamento pelo Estreito de Bering , foi possível através de degelo ocorrido durante a última era glacial, a concentração de gelo nos continentes fez descer o nível dos oceanos, provocando o aparecimento de conexões entre continentes.  

A Beríngia, era a região que dividiu a Ásia da América, permitindo que os  os continentes entrassem em contacto, unindo as terras da Sibéria e do Alasca, aproximadamente 40 000 anos atrás.

A Teoria de Clóvis, se baseia nos achados arqueológicos nas proximidades da cidade de Clovis, no Novo México, quando foram encontrados artefatos de mesmo tipo dos descobertos na região da Beríngia.

Posteriormente, em escavações em Monte Verde no Chile, arqueólogos descobriram, ossos que demostraram que os humanos ocuparam a América do Sul entre 14 500 e 18 500 anos atrás.

O Sítio de Pedra Pintada, no Brasil, na região do Pará, foram  encontrados vestígios da presença humana, como pontas de lanças e cacos de  cerâmicas, que datam entre 6,8 e 10 mil anos, levando a conclusão que os paleoíndios viveram na região amazônica  entre 11,2 e 10 mil anos atrás. Entretanto é possível uma ocupação  humana na América há mais de 20 mil anos.  

O Sítio de Pedra Furada, localizado em São Raimundo Nonato, no Piauí, onde  foram encontrados objetos de pedra lascada e  vestígios de fogueira, que podem ter até 48 mil anos e fósseis humanos de aproximadamente 11 mil anos.

Luzia é o mais antigo fóssil humano já encontrado no continente americano e foi desenterrado em Lagoa Santa, Minas  Gerais. Trata de uma mulher, com altura  aproximada de 1,5 metros e que faleceu com pouco mais de 20 anos de idade, há  cerca de 11,5 mil anos. Luzia apresenta traços negroides, mais próximo aos  dos povos africanos do que dos povos asiáticos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes