Biologia, perguntado por ingridpereirax, 6 meses atrás

1) Descreva a lei do Uso e Desuso de Lamarck e explique com um exemplo.

2) Descreva a lei da Herança das Características Adquiridas e explique com um

exemplo.

3) O que a Genética argumenta contra as ideias de Lamarck?

Soluções para a tarefa

Respondido por andradebabs
2

Resposta: 1) A lei do uso e desuso é resultado da observação de Lamarck de que certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros ficam atrofiados se não forem usados. Um exemplo clássico da lei do uso e desuso é sobre o pescoço das girafas, onde se diz que seus pescoços cresceram para elas conseguirem alcançar as folhas mais altas.

2) Lei, defendida por Jean-Baptiste Lamarck, segundo a qual as modificações que se produzem nos indivíduos ao longo da sua vida como consequência do uso e desuso dos órgãos são hereditárias, originando mudanças morfológicas no conjunto da população. Estas transformações acumulam-se ao longo de gerações sucessivas, provocando o aparecimento de novas espécies. A adaptação é progressiva e as espécies vão caminhando para a perfeição interagindo com os fatores ambientais.

3) Lamarck, em razão principalmente da falta de tecnologia e conhecimento na época, pecou em vários aspectos de sua teoria. Primeiramente devemos ter em mente que o uso e o desuso não provocam o surgimento de características que podem ser transmitidas aos descendentes. Se uma pessoa faz exercícios com frequência, por exemplo, não conseguirá passar seu porte atlético aos seus filhos. Além disso, nenhuma característica adquirida durante a vida pode ser repassada para os descendentes, uma vez que apenas alterações a nível genético podem ser herdadas.

Apesar de todos os erros, Lamarck também teve sua contribuição para o desenvolvimento da biologia evolutiva. Ele foi o primeiro a perceber que o meio poderia provocar mudanças nos seres vivos, apesar de estar errado a respeito da forma como isso acontece. Além disso, suas ideias impulsionaram a discussão sobre o assunto, abrindo assim o caminho para novas descobertas.

Explicação:

Perguntas interessantes