1.De que modo a guerra fria esteve presente no modo de vida dos países capitalistas e socialistas?
2.O que defendia a chamada Doutrina Truman formulada em março de 1947 pelo presidente dos EUA?
3.O que foi o movimento da contracultura surgido nos EUA a partir de 1950?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Com os investimentos do plano Marshall a maioria dos países da Europa Ocidental recuperou rapidamente sua economia e entrou numa era de prosperidade. Os investimentos públicos em maquinaria, infraestrutura e industrias foram priorizados, o comércio internacional incrementou-se e os padrões de consumo cresceram, ocorrendo uma crescente oferta de empregos nas cidades impulsionando a imigração para a Europa, fazendo assim com que, os artigos que antes eram considerados de luxo, ficassem capazes de serem comprados por todos. Na União Soviética e no Leste Europeu predominava um estilo de vida marcada pelo realismo Socialista, que glorificava o regime soviético, a vida simples e feliz do trabalhador, e associava o capitalismo ao narcotráfico, a corrupção e a decadência humana.
2. A Doutrina Truman, formulada em 1947, serviu de orientação para mapear a política externa dos Estados Unidos, estabelecendo que o comunismo deveria ser combatido a qualquer custo, até mesmo por meio de uma intervenção militar norte-americana nos países "ameaçados por Moscou".
3. De acordo com alguns estudiosos, não havia unidade e nem uma definição muito clara sobre o que era o movimento contra cultura. Era composto basicamente por diferentes grupos de jovens, o movimento pretendia criar uma cultura alternativa à aquela aceita pela sociedade. Os jovens combatiam a ordem tecnocrática, priorizavam o prazer e a experimentação, condenavam a guerra e buscavam novas formas de sensibilidade e expressão. A rebeldia, uma moda irreverente, a liberdade sexual e a crítica à sociedade de consumo fizeram parte dessa geração.
Espero ter ajudado...
Explicação: