1)
Considerando as discussões realizadas na aula de Seminário sobre o Programa Bolsa Família a partir do texto "A ‘PRECISÃO’ E O ‘LUXO’: usos do benefício do Programa Bolsa Família entre as quebradeiras de coco de Codó (MA)", de Martina Ahlert, considere as afirmações abaixo sobre a noção que autora está utilizando para conceituar o que é a família:
I – Conforme aponta a autora, família, em termos conceituais, é uma construção, cultural e histórica, ou seja, o que é uma família não é universal ou pré-determinada.
II - Conforme a reflexão apresentada na aula, e segundo o texto discutido, o único modelo de família possível é composto por um homem, uma mulher e sua prole, sendo assim, família é um conceito universal e se apresenta da mesma maneira em todos os grupos humanos.
III – a autora aponta que há várias pesquisas que demonstram que a família em grupos populares, se apresenta para além núcleo familiar, sendo antes uma rede, como uma "trama de obrigações morais", marcadas pela reciprocidade entre seus membros.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações II e III.
c)
Estão corretas as afirmações I e III.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação II.
2)
Marque a alternativa que melhor explica o antagonismo nas sociedades humanas, de acordo com o método de Karl Marx (1818 – 1883):
Alternativas:
a)
Para Marx, o antagonismo se estabelece em princípio pelos não detentores dos meios de produção e os não possuidores da força de trabalho, ligados à estrutura política da sociedade.
b)
Para Marx, a luta de classes se estabelece em princípio pelos detentores dos meios de produção acadêmicos e os não possuidores desses meios, ligados à estrutura cultural da sociedade.
c)
Para Marx, o antagonismo se estabelece em princípio pelos intelectuais orgânicos da produção e os intelectuais inorgânicos da produção, ligados à estrutura ideológica da sociedade.
d)
Para Marx, o antagonismo se estabelece em princípio pelos detentores dos meios de produção e os não possuidores desses meios, ligados à estrutura econômica da sociedade.
e)
Para Marx, não há antagonismo que se estabeleça pelos detentores dos meios de produção e os não possuidores desses meios, que são ligados à estrutura econômica da sociedade.
Soluções para a tarefa
Questão 1
letra B
Estão corretas as afirmações II e III.
1 -
I é verdadeira, o que pode ser observado logo no início do artigo quando a autora afirma, categoricamente, que a família é uma construção social e histórica e que não obedece a um pressuposto universal invariável.
II é falsa, pois isto vai no sentido contrário do pressuposto central da autora do texto.
III é verdadeira, coisa que ela também afirma logo nas primeiras páginas do artigo, de modo que uma "família", mais que relações de sangue, implica em atender a uma série de hábitos e obrigações de cuidado de um com os outros.
É correta a alternativa C.
2 -
É verdadeira a alternativa D, pois, para Marx, os detentores dos meios de produção, os burgueses, passam a ocupar um "nível" na hierarquia social que os torna muito distantes dos que não possuem os meios de produção, apenas a sua força de trabalho, o proletariado, criando interesses sociais e econômicos que são antagônicos, de modo que os membros de uma classe entram em conflito com os da outra para fazer valer os seus interesses próprios.