1. Conforme os PCNs de História, no segundo ciclo permanecem as preocupações de ensino e aprendizagem, tais como a valorização dos conhecimentos dos alunos e a preocupação do professor em intervir, com situações pedagógicas particulares para ampliar os conhecimentos históricos. Nesse sentido, podemos afirmar que o ensino de História do segundo ciclo entende o aluno como um:
Soluções para a tarefa
O aluno é entendido como o centro do processo de ensino-aprendizagem no ensino de História do segundo ciclo. Alternativa B.
O papel do aluno no ensino de História
Se antes era considerado que o aluno se limitava a uma esponja que apenas absorvia todos os conhecimentos professados, sobretudo no ensino de História, hoje, devido à ressignificação adquirida por essa disciplina, o estudante tem sua criticidade requerida na interpretação dos acontecimentos históricos diversos, para que não se torne um simples disseminador das histórias contadas e verdadeiramente aceitas.
Com essa abordagem, o aluno será capaz não apenas de entender os muitos mecanismos de dominação que existiram ao longo da história, mas também suas consequências e reflexos na realidade atual, sendo a colonização o mais expressivo desses fatos, extremamente responsável por muitos cenários de riquezas e pobrezas dos países atuais, fazendo ruir sua designação heroica.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a) Receptáculo do conteúdo ministrado;
- b) Centro do processo de ensino-aprendizagem;
- c) Ser passivo e acrítico;
- d) Instrumento do Estado Nacional;
- e) Indivíduo com excesso de conteúdo a ser absorvido durante o ano.
Aprenda mais sobre o papel do aluno no ensino de História: brainly.com.br/tarefa/23055479
#SPJ4