1)Como podemos classificar as ações dos movimentos sociais?
2)Que características comuns podemos perceber nos movimentos sociais?
3)Qual o papel do estado em relação aos movimentos sociais?
4)Qual a diferença entre um movimento revolucionário e um movimento reformista?
Alguém me ajuda por favor
URGENTE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Movimentos reconhecimento: pretendem mudar a cultura de uma sociedade ao combater causas mais abstratas como o fim do preconceito e da discriminação racial, sexual, etc. Exemplo: movimento LGBTI. Movimentos bivalentes: combinam as características de ambos os movimentos. Exemplo: Movimento Indígena
2) Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa.
3)Em cada forma estatal, alguns movimentos sociais e ramificações são fortalecidos, outros são enfraquecidos, seja por incentivo das políticas estatais, seja por problemas das ações estatais em sua relação com a sociedade civil. ... O mesmo ocorre com os movimentos sociais e o que denominamos iniciativa civi
4) Movimentos sociais são formas com as quais grupos da sociedade buscam se organizar para promover mudanças e resistir à mudanças dentro da mesma sociedade.
Os movimentos sociais revolucionários buscam mudar o modo de produção, ou seja, buacam conseguir alterações na infraestrutura da sociedade. Para esses grupos, não é suficiente perseguir a melhoria do sistema vigente na sociedade, eles pensam que a única solução reside na substituição do sistema por outro.
Os movimentos reformistas buscam corrigir imperfeições do sistema, preservando-o. Os movimentos de reforma não desejam substituir o sistema vigente e sim buscar modificações que o tornem mais adequado.
Explicação:
espero que ajudado