Geografia, perguntado por valquiria02ps, 10 meses atrás

1:como ocorre a precarização do trabalho neste início do século 21 ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por valeriachiquicalles
1

Resposta:Explicação:Bem-vindo ao deserto da precarização: o mundo do trabalho no século XXI. ... Segundo Giovanni Alves, “o processo de precarização do trabalho e a constituição do precário mundo do trabalho são traços do novo sócio-metabolismo do capital nas condições da mundialização financeira”.Portanto, insegurança no trabalho é a situação que surge quando há insegurança, incerteza e falta de garantias nas condições de trabalho e, principalmente, salários que não atendem às necessidades básicas do trabalhador.O mundo do trabalho vem passando nas últimas décadas por substanciais mudanças, seja no seu epicentro europeu, seja na periferia do capitalismo, onde se situam países como o Brasil, todos sendo conduzidos em direção a precarização desse mundo. Segundo Giovanni Alves, “o processo de precarização do trabalho e a constituição do precário mundo do trabalho são traços do novo sócio-metabolismo do capital nas condições da mundialização financeira”. (Giovanni Alves. Dimensões da Reestruturação Produtiva: Ensaios de Sociologia do Trabalho. 2ª edição. Editora Praxis, 2007).

Essa “mundialização financeira” é conduzida pelo neoliberalismo que tem provocado significativas avarias no tecido social da sociedade contemporânea, não deixando incólumes nem mesmo os países que se situam no centro do capitalismo, acertando em cheio os direitos sociais, no cerne dos quais se encontram os direitos trabalhistas. Jorge Nóvoa, comentando o livro da dupla de pensadores franceses Pierre Dardot e Christian Laval, assevera o seguinte:

“Por múltiplos caminhos, o neoliberalismo se impôs como a nova razão do mundo, não deixando incólume nenhuma esfera da vida. O que se acha em causa é a forma de existência na modernidade última. Sua norma fundamental é a competição mortífera modelando tudo da vida social introjetada na subjetividade dos indivíduos pelo capital e seu mercado”. (Pierre Dardot e Christian Laval. A Nova Razão do Mundo – Ensaio sobre a Sociedade Neoliberal. Boitempo Editorial, 2016).

Perguntas interessantes